Os vereadores de Mato Leitão aprovaram dois requerimentos na sessão semanal do Legislativo, realizada na terça-feira, 13. Os parlamentares querem encontro com o Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) do Vale do Rio Pardo para tratar sobre deficiências na segurança pública. Além disso, também solicitam audiência com a gerência regional dos Correios no Rio Grande do Sul.
No documento direcionado ao CRPO do Vale do Rio Pardo, os parlamentares reforçam a necessidade de reforço no policiamento ostensivo, especialmente, com aumento de efetivo na rua no turno da noite. O vereador Arcênio Maldaner (MDB) citou que, em muitos casos, apenas há um policial de plantão. “É muito pouco.”
Maldaner observou que Mato Leitão foi contemplado com reforço no armamento e com nova viatura, mas que, para uma real efetividade na segurança pública, é preciso haver agentes. Ele argumentou, ainda, que mesmo tendo segurança privada circulando pelas principais vias, a prisão precisa ser efetivada pelos policiais.
Brigada Militar
Consultada pela reportagem, a comandante da 3ª Companhia da Brigada Militar, com sede em Venâncio Aires e que abrange o pelotão de Mato Leitão, capitão Michele da Silva Vargas, disse que a reivindicação é legítima. Ela comenta que existe uma turma de soldados em formação na região e que isso pode significar, num futuro próximo, novas nomeações localmente.
No entanto, a capitão lembrou que em situação mais graves, patrulhas de Venâncio Aires garantem o apoio em Mato Leitão. Segundo ela, a patrulha noturna da Cidade das Orquídeas, normalmente, fica restrita ao policiamento ostensivo exclusivo da área central da cidade, enquanto que comunidades e distritos ligados à Vila Santo Antônio e Palanque Pequeno já são de responsabilidade do policiamento do município vizinho.