Desmistificar assuntos relacionados à violência contra a mulher foi a proposta da programação da tarde da quinta-feira, 21, na escola Estadual Frida Reckziegel, em Vila Palanque. Uma roda de conversa, coordenada pela Capitão Michele Vargas, da Brigada Militar de Venâncio Aires, abordou o tema junto a estudantes e moradores da localidade. A palestra integra as ações da Equipe Volante do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), que neste mês são motivadas pelo Outubro Rosa. Os trabalhos da equipe são desenvolvidos pela assistente social, Edneia Siqueira e pela psicóloga Alessandra Moreira da Silva, com o apoio da Emater/RS-Ascar do município, através da extensionista Viviane Rohs.
A secretária municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, Claidir Kerkffof Trindade ao fazer a abertura da tarde, destacou a importância do apoio da escola que prontamente aceitou sediar a roda de conversa. “O trabalho da capitão Michele é extremamente valioso ao abordar assuntos tão delicados e levar conhecimento para os moradores do interior. A adesão das comunidades escolares, onde muitas vezes os casos de violência domésticas são identificados, permite que as informações cheguem a muitos mais famílias, seja através dos alunos, amigos ou vizinhos”, destacou ela.
A líder da Brigada Militar iniciou os trabalhos apresentando depoimentos de mulheres que já sofreram violência domésticas e em seguida, falou sobre a Lei Maria da Penha e desmistificou outros temas que segundo ela, podem inibir as denúncias. “Essa história de que se a mulher agredida pelo companheiro sair de casa perde os direitos sobre os bens do casal e os filhos não é verdade”, foi um dos alertas que a capitão fez logo no início do bate-papo.
Equipe volante
Com o objetivo de prestar serviços de assistência social a famílias que residem em áreas rurais, a equipe volante promove ações semanais nas comunidades e também em residências do interior. São ações para fortalecer os vínculos familiares e comunitários, contribuir com a melhoria da qualidade de vida, possibilitando a superação de situações de fragilidade social, promovendo o acesso a benefícios sociais e demais serviços assistenciais, são finalidades das atividades da equipe. A equipe volante é responsável por fazer a busca ativa destas famílias e demais serviços de proteção social básica, inclusão e atualização de dados no CadÚnico, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social.
Fonte: AI Prefeitura
LEIA MAIS: