Já passava das 23h deste domingo, 15, quando Venâncio Aires conheceu os vereadores eleitos para a próxima legislatura. A instabilidade e lentidão do sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) geraram ainda mais expectativa e ansiedade da população em torno da lista dos eleitos.
A renovação da Câmara para o próximo ano representa 60%. Dos 15 atuais vereadores da Capital do Chimarrão, seis foram reeleitos. Das 15 cadeiras, duas serão ocupadas por mulheres: Sandra Wagner (PSB), que é vereadora na atual legislatura, e Claidir Kerkhoff (PSL).
Ao todo, sete partidos elegeram vereadores para a próxima legislatura. O PTB terá a maior bancada, com cinco parlamentares, seguido do PDT com quatro e PSB com dois. PSD, MDB, PSL e Republicanos terão um vereador cada.
Mais votado
O candidato a vereador mais votado em Venâncio Aires foi Tiago Quintana (PDT). Com 1.520 votos, o pedetista de 33 anos se reelege para uma segunda legislatura. Formado em Direito, o advogado foi o principal vereador de oposição nestes últimos quatro anos.
Marido da conselheira tutelar Aline Machado e pai do João Pedro, Tiago disse na noite de ontem, em entrevista à Folha do Mate, que está muito feliz pela votação.
Para ele, a votação é resultado de um trabalho feito durante os quatro anos. “Uma reeleição é sempre mais difícil e conseguir aumentar a votação comprova que a comunidade aprovou o nosso trabalho”, destacou. Segundo o parlamentar, esses números aumentam a responsabilidade de continuar atuante na fiscalização do dinheiro público e de projetos para o bem coletivo.
“Para todos que me apoiaram nesses últimos dias e que confiaram a mim o seu voto, reforço o meu compromisso com uma política séria e muita dedicação para contribuir com o desenvolvimento de Venâncio Aires.”
TIAGO QUINTANA – Vereador reeleito
Governo e oposição – 8 x 7
- A bancada governista estará em maioria na Câmara. O prefeito eleito, Jarbas da Rosa, terá oito vereadores aliados: Tiago Quintana, Sid Ferreira, Gerson Ruppenthal, Cesar Garcia, todos do PDT; além de Nelsoir Battisti (PSD), Gilberto Santos (MDB), Benildo Soares (Republicanos) e Claidir Kerkhoff (PSL).
- A bancada de oposição terá cinco vereadores do PTB – Ezequiel Stahl, André Kaufmann, Diego Wolschick, Renato Gollmann e Clecio Espindola, e mais dois vereadores do PSB: Sandra Wagner e Eligio Weschenfelder.