Objetivo é tornar a entrada do plenário o acesso principal da Câmara (Foto: Cristiano Rosa/Agência Traço D)
Objetivo é tornar a entrada do plenário o acesso principal da Câmara (Foto: Cristiano Rosa/Agência Traço D)

Rio Grande do Sul e Venâncio Aires - A adaptação no prédio da Câmara de Vereadores está entre as principais metas do presidente do Legislativo de Venâncio Aires em 2026, Nelsoir Battisti (PSD). O objetivo é reformar a entrada do Plenário Vicente Schuck, onde ocorrem as sessões, para possibilitar que o acesso principal à Casa ocorra pelo local e não pela entrada lateral, como ocorre atualmente.

“Hoje, quando não tem sessão, se entra pela porta lateral, pelos fundos. A comunidade de Venâncio Aires precisa entrar pela porta da frente do Legislativo”, defende Battisti. Segundo ele, o primeiro passo deve ser a contratação de uma empresa para elaboração do projeto arquitetônico.

A ideia é instalar uma porta com abertura automática e ter uma recepção na entrada do plenário. “Teremos um servidor atendendo e recebendo as pessoas que chegarem”, comenta o presidente da Mesa Diretora. Por meio de um corredor de vidro, os visitantes poderão se direcionar até o espaço dos gabinetes.

Outro aspecto que deve ser contemplado na reforma é uma sala para o Departamento Jurídico, dentro do plenário, que viabilize as interações durante as sessões – atualmente, a assessoria jurídica utiliza o mesmo espaço dedicado à imprensa.

Uso da Câmara pela comunidade

Para Battisti, a reforma tornará a Câmara ainda mais acessível para a comunidade. Ao encontro disso, um telão de LED também será instalado no local. “O plenário é utilizado nas segundas pelos vereadores, mas durante os outros dias da semana e inclusive nos fins de semana, é emprestado para escolas, entidades e Prefeitura, para palestras, formaturas e outros eventos. Além do espaço, há todo sistema audiovisual disponível. Queremos que a comunidade use cada vez mais o espaço que é público, é da comunidade”, conclui.

Clique aqui e confira a revista de 90 anos da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires.

Juliana Bencke

Editora de Cadernos

Responsável por coordenar as publicações especiais, considera o jornalismo uma ferramenta de desenvolvimento da comunidade.

Responsável por coordenar as publicações especiais, considera o jornalismo uma ferramenta de desenvolvimento da comunidade.