“Acreditem”, afirma Edegar Pretto, nome do PT ao Governo do Estado

-

“Acreditem. Tenho convicção de que temos todas as possibilidades de vencer a eleição”. A frase é do pré-candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) ao Governo do Estado, Edegar Pretto, que na quinta-feira, 27, passou por Venâncio Aires e visitou a rádio Terra FM e o jornal Folha do Mate. O político também esteve em propriedades rurais para buscar informações dobre os impactos da seca, uma vez que está no terceiro mandato como deputado estadual e quer trabalhar políticas públicas que possam servir de alento aos produtores rurais em épocas de enfrentamento de estiagem, cada vez mais frequentes.

Sobre a pré-candidatura, Pretto comentou que, por pouco, não foi o nome do PT para a disputa do Palácio Piratini no pleito de 2018 – Miguel Rossetto foi o candidato -, mas que agora, a partir das ‘bênçãos’ de Tarso Genro e Olívio Dutra, duas das maiores lideranças da legenda no Rio Grande do Sul, se sente prepara para concorrer ao cargo de governador. “Já tive a experiência de ser presidente da Assembleia Legislativa, em 2017, e nas três vezes que me elegi deputado fui o mais votado do partido. Acreditamos que este é momento adequado para esta troca geracional no PT”, diz ele, que tem 50 anos de idade.

O acordo partidário para que Pretto fosse o nome do PT para 2022 foi firmado em abril de 2021. De lá para cá, ele tem promovido encontros regionais virtuais, como forma de mobilizar a militância e afinar o diálogo com seus apoiadores. “Tivemos plenárias grandiosas, com mais de 400 pessoas. O que temos passado é que queremos ouvir as lideranças que não são da política, mas que influenciam nas decisões. Tenho sentido uma boa recepção e isso me deixa motivado. É um grande desafio, mas vamos buscar a vitória”, afirma.

“A presença do presidente Lula na eleição deste ano é algo que nos fortalece muito. Sinto que as pessoas estão dispostas a mudar a realidade da nossa nação, que hoje está desacreditada. E, junto com ele, queremos trabalhar pelo Rio Grande do Sul. Garantir emprego, educação e saúde, sempre em parceria com as lideranças do setor produtivo.”

EDEGAR PRETTO – Pré-candidato do PT ao Governo do Estado

Em Venâncio Aires, Edegar Pretto visitou a propriedade do agricultor Clécio Weber, em Vila Santa Emília (Foto: Brayan Martins/AI Edegar Pretto)

Lula e alianças

O retorno do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao cenário eleitoral em 2022, de acordo com o petista, é de extrema importância para que os candidatos do partido nos estados sejam fortalecidos. “O presidente Lula tem um legado gigantesco, assim como a presidente Dilma. Também temos dois mandatos estaduais no nosso histórico, com Tarso Genro e Olívio Dutra, e todas estas pessoas estão se unindo ao nosso projeto”, observa. Conforme Pretto, a intenção é retomar a forma de governar do PT. “Com o nosso partido no governo, o Brasil chegou a ser a sexta economia do mundo. Hoje, é só a 12ª”, argumenta.

Sobre alianças, a intenção é, inicialmente, de coligar com PSB, PCdoB e PV. Com isso, outro pré-candidato já anunciado – Beto Albuquerque (PSB) – poderia compor a chapa majoritária ao lado do petista. “Vamos acompanhar a conjuntura nacional e ver o que é possível encaminhar no estado. O PDT é outro partido que pode estar ao nosso lado. O Ciro Gomes é pré-candidato à presidência, mas no estado e nos municípios entendo como possível o apoio dos pedetistas. Também conversei com o Pedro Ruas, do PSOL, que também é uma possibilidade. Vamos manter o diálogo para formar uma coligação forte”, declara.



Carlos Dickow

Carlos Dickow

Jornalista, atua na redação integrada da Folha do Mate e Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido