
Venâncio Aires - O deputado estadual Airton Artus (PDT) reuniu a imprensa ao meio-dia desta sexta-feira, 12, para apresentar um balanço das ações parlamentares e projetar o futuro. Durante o encontro, o parlamentar oficializou o lançamento da pré-candidatura para deputado estadual em 2026 – desde 2023, Artus ocupa a cadeira na Assembleia Legislativa como primeiro suplente, assumindo após Gilmar Sossella ter sido nomeado secretário de Trabalho e Desenvolvimento Profissional do Rio Grande do Sul.
Artus classificou 2025 como um ano produtivo e de muito trabalho. Segundo ele, o evento serviu como uma prestação de contas fundamental para a divulgação das atividades do mandato. “Para 2026, sinto-me mais preparado, experiente e com maior entendimento do funcionamento do Legislativo. Acredito que podemos fazer ainda mais pelos nossos municípios, especialmente pelos Vales do Rio Pardo e Taquari”, disse.
Projetos aprovados e metas
Entre os destaques da atuação, Artus ressalta a Frente Parlamentar em Defesa da Proteína Animal no Rio Grande do Sul, instalada no Parlamento Gaúcho em 2023, por proposição do deputado. Artus também celebrou a aprovação de outras duas iniciativas: o ‘Abril Verde’, focado na prevenção de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho, e o projeto ‘Pró-Hospitais’, que permite que empresas auxiliem instituições de saúde com até 5% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Para o início de 2026, o foco está na articulação de três propostas que já tramitam na Assembleia Legislativa, sendo o programa ‘Terceira idade com dignidade’; projeto que beneficia crianças e adolescentes com diabetes; e a proposta de um programa que prevê a securitização das dívidas dos hospitais. “É em cima destes temas que vou procurar trabalhar logo nos primeiros meses do próximo ano”, conclui. As três iniciativas já tem aval da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do parlamento, apto para votação.

Espero fazer mais para Venâncio Aires e região dos Vales do Taquari e Rio Pardo, criando caminhos e articulações, e temos condições de realizar.”
AIRTON ARTUS
Deputado estadual