
Venâncio Aires - Enquanto gestor, uma das principais marcas do ex-prefeito Almedo Dettenborn foi o desenvolvimento econômico de Venâncio Aires. Como afirmou o atual chefe do Executivo da Capital do Chimarrão, Jarbas da Rosa, Almedão foi visionário. “Um gestor que viu além da própria geração. Hoje estamos nesse patamar de municipio muito pelo que fez nas gestões passadas”, disse, em entrevista à Rádio Terra FM.
Para Jarbas, ele se notabilizou pela dinâmica e força com que conduziu a Administração Municipal: “Hoje foi um dia muito triste para a nossa comunidade. Era um grande entusiasta das festividades da cidade, era muito participativo, como na Festa do Bastião. E também teve papel fundamental em politicas publicas, como no esporte e na educação. É uma perda irreparável. O Almedo foi um dos maiores gestores que já tivemos em Venâncio Aires.”
Três marcas
Jarbas da Rosa, durante entrevista, elencou três aspectos que tornaram Dettenborn notável para a história do município. O primeiro foi o Parque Municipal do Chimarrão. “Foi ele que idealizou, fomentou, fez parcerias. Não tem como imaginar Venâncio sem o parque hoje em dia”, enfatizou.
Outra marca foi a industrialização. Se até a primeira gestão de Almedo, Venâncio tinha a economia muito voltada à cultura do tabaco, foi ele, na década de 1980, que iniciou o processo de desenvolvimento da cidade. “Era um projeto desenvolvimentista, de incentivo e apoio a empresas, tudo isso atraiu muitas companhias para cá”, lembrou.
Por fim, o esporte. Conforme o atual prefeito, Almedo Dettenborn foi quem mais construiu ginásios na cidade e no interior: “O esporte é saúde. E ele sempre foi um grande incentivador e amante da prática esportiva.”