
A secretária de Planejamento e Urbanismo, Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT), vai mesmo deixar a pasta para assumir uma cadeira na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires. Ela entrará na vaga de Luciana Scheibler (PDT), que também é suplente e está no Legislativo em razão do afastamento do vereador titular, Gerson Ruppenthal (PDT), que ficou quase dois meses internado por conta da Covid-19 e recebeu alta hospitalar na semana passada, mas deve demorar até ter condições de retomar o posto.
Oficialmente, o PDT diz que a mudança é para cumprir rodízio que já estaria acertado desde o início da atual legislatura. A legenda pretende dar experiência aos suplentes – além de Luciana e Ana Cláudia, Cláudio Weschenfelder também terá oportunidade na Casa do Povo. Em princípio, Ana deve permanecer por 60 dias na Câmara e, depois, retornar para o primeiro escalão. É aí que entra Weschenfelder, que atualmente coordena o Departamento de Esportes da Secretaria de Cultura e Esportes. Depois, vai também voltar à pasta.
O prefeito Jarbas da Rosa (PDT) confirmou que o substituto de Ana Cláudia no Planejamento e Urbanismo será Gustavo André Gradaschi Von Helden (PDT). Advogado, ele tem 40 anos e é o atual assessor da pasta. No fim do governo do ex-prefeito Airton Artus (PDT), quando Ronald Artus (PDT) deixou a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos para concorrer a vereador, Von Helden ficou como secretário adjunto. Ele é uma indicação de Ana Cláudia: “Já está aqui na secretaria e temos trabalhado em harmonia. Penso que é importante termos uma pessoa que está por dentro do andamento da pasta”.