Como prefeito, Airton Artus apostou em inovações para garantir eficiência na gestão. (Foto: Divulgação)
Como prefeito, Airton Artus apostou em inovações para garantir eficiência na gestão. (Foto: Divulgação)

O setor público brasileiro sofre por ineficiência e pouca produtividade. E são vários fatores que fazem chegar nesta situação. Entre eles, a pouca valorização do funcionário público, a falta de investimentos em qualificação, o controle dos processos e da própria produtividade dos funcionários.

O Brasil sofre de um mal que, neste momento, prejudica as esferas federal, estadual e municipal, que é a dificuldade dos gestores públicos de dar atenção às lidas administrativas, isso é, despachar com segmentos técnicos especializados para colocar uma visão, uma ideia e um pensamento de gestão e implantar isso na prática.

O pré-candidato a deputado estadual e ex-prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus (PDT), ressalta a importância de o Estado ter gestores comprometidos. “A visão que eu trago e quero levar para a Assembleia Legislativa é de debater esta questão e de que a Assembleia possa fiscalizar o Executivo no sentido de fazer esta mudança de gestão, não apenas da boca para fora, não apenas com um discurso simpático, e muitas vezes enganador. É preciso encarar os problemas de frente, mesmo que isto acarrete desgaste”, destaca.

Para ele, a maioria dos políticos brasileiros, uma vez no cargo, estão pensando em reeleição, em um contencioso campo ideológico ou estão procurando um espaço mediático e, muitas vezes, que não tem relação com a própria administração e nem com os resultados que o governo apresenta. “Procura-se criar fatos, muitas vezes, abstratos em que mais se cultua a imagem do gestor do que realmente a preocupação com os resultados de uma administração pública”, exemplifica o pré-candidato.

Gestão eficiente

Como prefeito, Artus apostou em inovações para garantir eficiência na gestão. “Procurei modernizar a Administração, informatizando, criando o Portal do Servidor, fizemos cursos de qualificação, reestruturamos os departamentos, reestruturamos as carreiras.

Procuramos valorizar os funcionários com respeito, trabalhamos na recuperação salarial e realizamos uma atenção especial ao fundo de previdência, inclusive com aportes mensais para buscar o equilíbrio financeiro”, conclui. Suas políticas administrativas na área renderam a ele premiações na gestão municipal, Prefeito Empreendedor e primeiro lugar no prêmio Transparência Brasil. (Fonte: AI Airton Artus)