As propostas dos candidatos a prefeito em Venâncio para a agricultura

-

O jornal Folha do Mate encerra nesta edição a série temática com os candidatos à majoritária em Venâncio Aires. Depois de apresentarem suas propostas para as áreas de saúde, emprego, educação, segurança, limpeza e transporte, Giovane Wickert (PSB) e Celso Krämer (PTB), da coligação ‘Unidos por Todos’, e Jarbas da Rosa (PDT) e Izaura Landim (MDB), da coligação ‘Aliança pelo Desenvolvimento’, falam aos eleitores da Capital Nacional do Chimarrão sobre seus planos para a área da agricultura.

O setor, responsável pela geração de boa parte da riqueza do município, surpreendentemente não foi citado como prioridade pelos 400 entrevistados pelo Instituto Methodus, em pesquisa encomendada pela Folha do Mate e realizada entre os dias 28 e 30 de setembro. Além da intenção de voto para prefeito, a pesquisa também levantou informações sobre o que deve ter atenção prioritária no próximo governo. Confira, nos boxes à direita, o que cada chapa tem de propostas para a área da agricultura de Venâncio.

Giovane Wickert (PSB) e Celso Krämer (PTB)

• Candidatos à reeleição para a Prefeitura de Venâncio Aires, Giovane Wickert (PSB) e Celso Krämer (PTB) afirmam que é objetivo da coligação ‘União por Todos’ seguir fortalecendo a área rural. Eles defendem a necessidade de reforçar as capatazias, melhorando as estruturas de cada uma delas com maquinário suficiente para atender as demandas das regiões. A meta é garantir, no mínimo, um rolo compactador por distrito.

• A dupla projeta desburocratizar o serviço de horas-máquina, para que os agricultores possam contar com auxílio nas propriedades. A intenção é dar mais autonomia para o produtor contratar o serviço, com subsídio via edital.

• Giovane e Celso destacam que o plano de governo traz como prioridade a ampliação da logística de extração de materiais nas pedreiras. Atualmente, segundo eles, Venâncio Aires conta com vários pontos licenciados: Cerro do Baú, Marechal Baixo, Grão-Pará Baixo, Palanque Pequeno, Monte Belo, Arroio Grande, Harmonia da Costa, Deodoro e duas em Linha São João. Além disso, há extração de material no rio Taquari, arroio Sampaio e arroio Grande. Linha São João e Cerro do Baú são os locais com maior variedade de rejeitos, com rachão, brita e cascalho, o que contribui para a melhoria das estradas.

• Agricultor de Linha Travessa, Marcelo Hinterholz afirma que as estradas do interior estão em boas condições: “Levo os produtos para vender na Ceasa, em Porto Alegre. Ando diariamente pelo nosso interior e posso dizer que as estradas nunca estiveram tão boas. Sempre que é necessária uma manutenção, é feito contato com a Prefeitura, que nos atende prontamente. Regularmente, converso com muitos agricultores que manifestam a mesma satisfação. Meu agradecimento ao prefeito Giovane e ao vice Celso”.

• A chapa também pretende intensificar as ações do programa ‘Eu Moro Aqui’, que tem por finalidade ampliar a sinalização das estradas e localidades do interior, proporcionando ainda mais dignidade ao morador do campo.

Jarbas da Rosa (PDT) e Izaura Landim (MDB)

• Os candidatos do 12, Jarbas da Rosa (PDT) e Izaura Landim (MDB), destacam como compromissos com a área agrícola ampliar a manutenção das estradas e acessos às propriedades, por meio da estruturação e equipação das capatazias, e investimento forte em iluminação pública e no reforço de redes trifásicas, com recursos existentes no fundo municipal da Contribuição de Iluminação Pública (CIP).

• Eles também sustentam que é preciso aumentar o orçamento anual da Secretaria de Agricultura para apoio às associações, redes hídricas e projetos de telefonia e internet no meio rural, bem como ampliar as parcerias com a Emater, sindicatos, associações e cooperativas.

• Jarbas e Izaura têm planos para readaptar o programa Troca-troca de Sementes e Adubos, além de fomentar a criação de novas agroindústrias, prestando apoio financeiro e técnico e incentivando o empreendedorismo rural.

• Para os candidatos integrantes da coligação ‘Aliança pelo Desenvolvimento’, uma política de desburocratização para manter e firmar novos empreendimentos no campo é essencial, sejam eles da área de agroindústria ou turismo rural, entre outros.

• A dupla defende também a criação de um programa de incentivo à emissão de notas de produtor rural (Vale-Incentivo), estabelecendo como contrapartida o recebimento de bônus para trocar por produtos no comércio local ou serviços na propriedade.

• Também consta como meta do plano de governo de Jarbas da Rosa e Izaura Landim o incentivo à diversificação rural, por meio da consolidação do polo de proteína animal (gado, suínos, ovinos, frango e peixes) e, naturalmente, a deefesa da cadeia produtiva do tabaco, carro-chefe da economia da Capital Nacional do Chimarrão.



Carlos Dickow

Carlos Dickow

Jornalista, atua na redação integrada da Folha do Mate e Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido