A discussão sobre a prevenção à crueldade animal é ampla: envolve o combate a todo tipo de violência, o apoio aos protetores, a efetividade dos canais de denúncia e até mesmo a personalidade jurídica dos animais. Para tanto, será realizada audiência pública no Legislativo de Mato Leitão, dia 11 de julho, às 18h30min, para discutir a implementação de políticas públicas na área e ações que visem assegurar, de forma efetiva, o respeito, o acolhimento e a proteção aos animais em situação de vulnerabilidade.
A medida foi apresentada na sessão do Legislativo de Mato Leitão na noite de 5 de julho, pela vereadora Marcela Marchry (PDT). Ela destacou que a causa animal representa uma antiga demanda no município. Além disso, muitas vezes os engajados na causa animal acabam atuando por conta própria. A intenção é que durante o encontro sejam gerados encaminhamentos. É possível que seja criado grupo de trabalho para análise de leis e projetos sobre o tema.
Novos vereadores
Na sessão semanal foram empossados ainda dois vereadores suplentes. O emedebista Jair Bogorni assume vaga do titular Gustavo Kist Maldaner, que está afastado para tratamento médico. Enquanto que o pedetista José Valdir de Freitas assume por um mês a vaga do titular Zeca Rodrigues.
Aprovado
Foi aprovado projeto de lei que destina R$ 50 mil para estruturação do atendimento odontológico das duas unidades básicas de saúde de Mato Leitão. Serão adquiridos cadeira odontológica completa, compressor odontológico, fotopolimerizador de resinas, ultrassom, raio-x odontológico, câmara escura odontológica, autoclave horizontal de mesa, unidade auxiliar e mocho profissional. O restante do valor será utilizado para pagamento de equipamentos e material permanente.