O presidente do Legislativo de Venâncio Aires, vereador Benildo Soares (Republicanos), depois de entrevista para a rádio Terra FM, reafirmou em plenário, na sessão ordinária realizada nessa segunda-feira, 13, que defende um ‘novo caminho’ para que o retorno do feriado para o dia 11 de maio volte a ser debatido na Câmara de Vereadores. Ele sugere a apresentação de projeto de iniciativa popular para que a medida possa ser analisada de forma legal.
Soares acredita que terá maioria na Casa para aprovar a alteração. Por isso, a meta é nos próximos meses coletar assinaturas de, pelo menos, 5% dos eleitores locais, o que corresponde a cerca de 2,7 mil assinaturas. A medida é necessária para que o projeto de lei de iniciativa popular passe a tramitar na Câmara de Vereadores.
Em 2013, o feriado mudou para o dia 25 de julho, Dia do Colono e Motorista, após reivindicação de empresários. Na época, a mudança era vista como necessária para não prejudicar as vendas do comércio, já que o feriado havia caído em um sábado, véspera de Dia das Mães, considerada a segunda data mais importante para as vendas, atrás apenas do Natal.