Em sessão realizada na noite desta segunda-feira, 3, a Câmara de Vereadores aprovou, por unanimidade, contratações emergenciais e a criação da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Mulher. As contratações são referentes aos projetos de leis 041 e 043, ambos do Poder Executivo.
O primeiro prevê a convocação de um agente escolar com carga de 40 horas semanais, mediante aproveitamento de banca de candidatos em processo público simplificado. O prazo é de um ano, prorrogável por igual período, com remuneração de R$ 1.461,22. O segundo autoriza a contratação, observando as mesmas regras, de um cirurgião-dentista com carga de 20 horas semanais. O prazo é de seis meses, prorrogável por igual período, com remuneração de R$ 4.360,65.
MULHERES
De autoria do vereador André Kaufmann (PTB), o Projeto de Resolução número 005 institui na Câmara de Vereadores, para 2021, a comissão especial denominada Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Mulher. O objetivo é fomentar ações, incentivar, desenvolver e apoiar discussões relacionadas às mulheres, bem como divulgar formas de proteção e formular políticas públicas que visem eliminar a discriminação. Incentivar as denúncias de violência também está entre as metas.
ESTREIA E RETORNO
A sessão desta noite teve um retorno e uma estreia. Clécio Espíndola, o Galo (PTB), retomou sua cadeira, que estava ocupada pelo primeiro suplente do partido, Alberto Sausen. Além disso, Claudete Cittolin (PSD) ocupou a vaga de Alexandre Fernandes (PSD), dando sequência ao rodízio que havia sido anunciado pelo presidente do partido, Nelsoir Battisti, que é vereador eleito, mas atualmente está na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.
Claudete obteve 187 votos na eleição do ano passado e é a terceira suplente da legenda. Com a ida de Battisti para o primeiro escalão do Executivo e do primeiro suplente Rodrigo VT para a Patrulha Agrícola, Janete Brandão foi quem iniciou o ano no Legislativo. O terceiro e quarto meses ficaram com Alexandre Fernandes e, agora, Claudete terá 60 dias para mostrar trabalho na Casa do Povo.