
Venâncio Aires - Nesta segunda-feira, 2, a Câmara de Vereadores de Venâncio Aires realizou a primeira sessão ordinária do ano. Na pauta de votação, foram aprovadas duas moções de aplauso e dois projetos de lei enviados em regime de urgência pela Prefeitura. A reunião foi presidida por Nelsoir Battisti, eleito, no ano passado, para liderar o Legislativo em 2026.
A primeira iniciativa que teve o parecer positivo pelos parlamentares, o Projeto de Lei Nº 0010/2026 solicita a abertura de quatro vagas para professores de Educação Infantil em Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis). De acordo com o Executivo, as nomeações destinam-se ao atendimento de três novas turmas de Nível IB. Também aprovado, o Projeto de Lei Nº 0015/2026 autoriza a Prefeitura a prorrogar o contrato temporário de médico clínico-geral até 7 de novembro deste ano.
Moções de aplauso
Além dos projetos do Executivo, os vereadores também promoveram duas moções de aplauso. Uma à empresa Klock Manutenções pelos 20 anos completados no próximo dia 6, de autoria de Nelsoir Battisti, e outra pela comemoração dos 150 anos da Festa de São Sebastião Mártir, de Luciana Scheibler (PDT) e Dudu Luft, celebrados em 20 de janeiro.
Tecnologia
Entre as novidades para as sessões de 2026 está a disponibilização de tablets nas mesas dos vereadores. A expectativa, de acordo com a Casa do Povo, é que, a partir da próxima reunião, as votações do Parlamento ocorram de forma eletrônica. A aquisição dos equipamentos ocorreu durante a presidência de Luft, no ano passado e a aplicação se dá na gestão de Battisti.

Além disso, nas próximas semanas também deve entrar em funcionamento um telão de LED para acompanhamento das pautas dos encontros.