A crise hídrica e a proposta da criação de um lago artificial para abastecimento da população de Venâncio Aires serão temas de audiência pública na próxima quinta-feira, 24. Embora já tenham sido realizadas outras audiências sobre o assunto, desta vez, o encontro ocorre na Cabana São Judas Tadeu, no bairro Grão-Pará. A reunião está marcada para as 19h.
A iniciativa é da Frente Parlamentar da Crise Hídrica da Câmara de Vereadores, presidida pelo vereador Benildo Soares. Nos últimos anos, o parlamentar tem defendido a criação de um lago artificial como alternativa para o abastecimento de água.
Segundo Soares, a realização da audiência no Grão-Pará tem o objetivo de apresentar para os moradores da região o pré-projeto para construção do lago e debater o assunto. Ele explica que ideia é utilizar a área próxima ao ponto de captação de água da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) – antiga ETA -, no acesso Grão-Pará. Para isso, seria necessário uma desapropriação da área.
“Temos uma várzea dentro da cidade e podemos transformar em um lago. É o ponto ideal, do lado da ETA, pois quando faltar água do Castelhano já dá para pegar do lago”, considera. Outro aspecto defendido por ele é o aproveitamento da área para o turismo, com a construção de uma cruz de 50 metros de altura. “É uma obra de muito custo, mas é preciso começar. Temos como buscar recurso de emendas com deputados. É importante o prefeito abraçar esse projeto”, diz o vereador.