Tecnologia objetiva modernizar sessões (Foto: Juan Grings)
Tecnologia objetiva modernizar sessões (Foto: Juan Grings)

Venâncio Aires - Após a primeira sessão de 2026 da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, realizada na semana passada, o encontro desta segunda-feira, 9, deve contar com a votação eletrônica. Um teste do novo sistema foi realizado na terça-feira passada, com uma simulação. Na Ordem do Dia da sessão de hoje, que ocorre a partir das 18h, no Plenário Vicente Schuck, está prevista a votação de cinco frentes parlamentares.

Com a votação eletrônica, os votos serão feitos em tablets instalados nas mesas dos vereadores e o resultado será projetado, de forma automática, em um telão. O procedimento vai substituir a atual forma de votação, na qual os vereadores favoráveis ao projeto permanecem sentados e os contrários ficam de pé.

Segundo o presidente do Legislativo, Nelsoir Battisti (PDD), neste primeiro momento, o uso do sistema será estabelecido por meio de uma resolução da Mesa Diretora, a partir de um acordo de líderes, até que haja a alteração no regimento interno. “Como é um sistema novo, precisamos praticar e isso vai sendo feito ao longo das sessões, enquanto vai sendo feita a alteração regimental”, explica.

A aquisição dos tablets ocorreu no ano passado, quando o vereador Dudu Luft (PDT) presidiu a Câmara e deu início ao projeto de modernização da votação. Ele ressalta a importância do projeto. “Fico feliz pelo presidente Nelsoir Battisti dar continuidade a este projeto de modernização, migrando do papel para o digital. É uma forma de dar transparência para quem assiste de casa ou no plenário, para que os expectadores possam compreender melhor como funciona as votações e as discussões dos projetos”, comenta Dudu.

Frentes parlamentares que serão votadas hoje

  • Frente Parlamentar de Estudo para o Desenvolvimento da Região Serrana e Vale do Sampaio (Diego Wolschick, do PP)
  • Frente Parlamentar de Saúde e Direitos das Mulheres (Dra. Sandra Silberschlag, do PP)
  • Frente Parlamentar em Defesa do Turismo (Alberto Sausen, do Podemos)
  • Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Idosos (Luciana Scheibler, do PDT)
  • Frente Parlamentar da Causa Animal (Alessandra Ludwig, do PDT)
Juliana Bencke

Editora de Cadernos

Responsável por coordenar as publicações especiais, considera o jornalismo uma ferramenta de desenvolvimento da comunidade.

Responsável por coordenar as publicações especiais, considera o jornalismo uma ferramenta de desenvolvimento da comunidade.