Até 2024, o prefeito Carlos Bohn completará quatro mandatos à frente da Administração Municipal. Ou seja, serão 16 anos e, dos 31 anos que Mato Leitão completa na próxima segunda-feira, 20, praticamente metade teve ele como chefe do Executivo.
Bohn testemunhou e participou do crescimento da cidade nessas três décadas, tendo parcela importante em muitos aspectos que contribuíram na mudança de cenário do município nos últimos anos. Melhorias na saúde, educação e, principalmente, infraestrutura, são os destaques apontados por ele nessa entrevista.
Folha do Mate: Mato Leitão está chegando a 31 anos de emancipação. Mesmo com ‘pouca idade’, já é modelo para outras cidades gaúchas em muitos aspectos. Para o senhor, quais são as áreas que já têm um patamar estabelecido e são referência para outros municípios?
Carlos Bohn: No atendimento à saúde da população, contamos com uma estrutura muito boa e com profissionais dedicados e comprometidos, temos avanços constantes no sentido de atender muito além do que compete ao Município na atenção básica de saúde. A ampliação da Unidade Básica de Saúde do Centro contemplará espaços de atenção à mulher, de atenção à criança, consultórios de especialidades e vai permitir uma ampla reorganização dos espaços atuais, de acolhida e encaminhamentos, procedimentos, vacinação e demais atendimentos, cuja demanda aumentou significativamente. Na educação, da mesma forma, buscamos sempre, através dos profissionais, ofertar ensino de qualidade, contando que toda rede é ensino público, com uma escola de educação infantil e duas de ensino fundamental. E, em termos de infraestrutura, sem dúvida, mudamos de patamar ao longo dos anos, focamos nas obras de pavimentação e na construção de passeios públicos padronizados, com acessibilidade, melhorando em muito as condições de trânsito, circulação, segurança e o visual.
FM: Das obras que serão inauguradas a partir deste mês, naturalmente todas são consideradas importantes. Mas qual delas o senhor entende que mais marcou e por que é tão significativa?
Bohn: A obra de pavimentação asfáltica ligando a sede do Município a Vila Santo Antônio, maior localidade do interior, com grande fluxo diário de veículos, onde está situada a Escola Santo Antônio de Pádua, escola polo com o maior número de alunos, e a pista de atletismo; a UBS Santo Antônio, que atende um terço da população e sedia a segunda Equipe de Estratégia de Saúde da Família; e ainda o Parque Municipal de Eventos. Destaco também a primeira etapa de asfalto ligando a sede em direção ao 2º distrito de Vila Arroio Bonito e a pavimentação de ruas centrais.
Na área da educação, na Emei Vó Olga, a construção de uma quadra de recreação, de pracinha ampla com brinquedos e jogos, além de muro de fechamento em toda extensão; na Emef Ireno Bohn ampliação com construção de três salas, com refeitório, cozinha, depósito e banheiros, e ainda a construção de um ginásio de esportes; já na Emef Santo Antônio de Pádua, construção de arquibancadas na pista atlética, iluminação na pista e campo de futebol, e construção de mais duas salas de aula.
FM: O senhor está no seu quarto mandato. Em todos esses anos à frente da Administração Municipal, qual foi seu maior desafio? E qual seu maior orgulho?
Bohn: Dar condições e incentivar as forças produtivas que são a indústria, o comércio, a prestação de serviços e o setor primário, para que consigam produzir, gerar empregos e renda às famílias, fortalecendo, assim, a economia local. E, a partir de uma base sólida na economia, o Município consegue manter políticas públicas que atendam às necessidades da população. Meu maior orgulho é ver que as coisas estão acontecendo, com a união de esforços entre poder público, forças produtivas, comunidades e população. Estamos avançando muito no caminho do desenvolvimento e da qualidade de vida.
FM: Quais aspectos fazem pessoas, empresas e entidades carregarem o orgulho de serem de Mato Leitão?
Bohn: A história de Mato Leitão é feita a muitas mãos, desde a luta da emancipação até os dias atuais. De alguma forma, cada um participa das conquistas que alcançamos, das atividades que se desenvolvem, dos acontecimentos, do desenvolvimento econômico, das ações sociais, enfim, todos devem se orgulhar muito de fazer parte dos 31 anos dessa importante e promissora história.
FM: Para 2023 e 2024, quais as principais metas da Prefeitura?
Bohn: Conclusão do Centro Administrativo Municipal e instalação das secretarias na nova sede administrativa; pavimentação asfáltica em mais 10 ruas centrais; asfalto em pelo menos mais um trecho para o interior; construção de passeio público nas ruas pavimentadas; execução de projeto integrado de esporte, cultura, lazer e turismo no centro; conclusão da estruturação do Distrito Industrial para instalação de empresas; ampliação do prédio da Brigada Militar; ampliação de videomonitoramento na área central e pontos estratégicos no interior; e extensão do sistema de geração própria de energia para atender todos os prédios públicos.
“Mato Leitão tem dado condições para que as forças produtivas desenvolvam suas atividades. A Municipalidade e o povo trabalhador que somos têm nos dado a condição de sonhar com um município capaz de oferecer uma qualidade de vida muito boa.”
CARLOS BOHN – Prefeito