Confira alguns destaques da sessão ordinária desta segunda-feira

-

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores desta segunda-feira, 24, foi marcada pelo retorno das atividades abertas ao público, suspensas desde o início da pandemia. O suplente de vereador Rudemar Glier (MDB) voltou a assumir uma cadeira no Legislativo, na vaga de Gilberto dos Santos (MDB), que está de licença.

Foi rejeitada por nove votos a cinco a mensagem de veto do Executivo ao projeto de lei nº 59, do Legislativo e que obriga o Poder Executivo a expor as despesas referentes ao decreto de emergência. O projeto tinha sido apresentado pelo vereador Tiago Quintana (PDT).

O segunda matéria apreciado foi a mensagem de veto do Executivo ao projeto de lei nº 68, do Poder Legislativo, apresentado pelos vereadores Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT) e Nelsoir Battisti (PSD). O projeto previa alteração no programa ‘Venâncio Sem Fronteiras’, para concessão de auxílio para as empresas afetadas pela pandemia de coronavírus. Como o Programa Emergencial Municipal de Apoio ao Pequeno Empreendedor (Pemape) foi criado, todos os vereadores entenderam que a manutenção do veto era era a melhor escolha neste momento.

O projeto de lei complementar do Legislativo 005, apresentado pelo vereador André Puthin (MDB) e que prevê a adoção de mecanismos em braile, foi aprovado por unanimidade. O vereador Tiago Quintana (PDT) apresentou um projeto de lei para prorrogar a isenção do pagamento do IPTU também para o ano de 2021 para todos os que têm direito ao benefício. O parlamentar justifica que a pandemia dificulta a população a fazer a solicitação.

O quinto projeto aprovado por todos os vereadores foi a autorização ao Poder Executivo para desafetar um bem imóvel referente a uma área verde no bairro Cidade Alta. Na área será construído o Centro Dia, que ficou conhecido como Creche do Idoso. Foi aprovado também por unanimidade o projeto de lei nº 94, que autoriza a atualização de metas na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2020 e abertura de crédito especial por excesso de arrecadação.

O projeto dá conta da aquisição de uma retroescavadeira para trator, uma semeadeira adubadeira e três tesouras de poda elétricas. O investimento de R$ 100 mil será obtido por meio de convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), repasse viabilizado pelo deputado Bibo Nunes (PSL).

Também foram aprovadas quatro moções na sessão desta segunda-feira. A primeira, apresentada pela vereadora Izaura Landim (MDB), pede apoio à senadora Mara Gabrili (PSDB/SP) e ao senador Rodrigo Cunha (PSDB/AL), para permitir a prorrogação dos prazos dos estágios e dos contratos de aprendizagem, para até a duração total de três anos, durante o estado de calamidade pública.

O vereador Adelânio Ruppenthal (PSB) encaminhou moção de aplauso para a Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva) pela campanha de arrecadação de moedas. A vereadora Sandra Wagner (PSB) encaminhou uma moção de aplauso para a Haas Paletes, pela iniciativa da limpeza na estrada que é de domínio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (Daer), na ERS-422, em Linha Brasil.

Nelsoir Battisti (PSD) apresenta moção de apelo ao presidente Jair Messias Bolsonaro; ao Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello; ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia; ao presidente do Senado Federal do Brasil, Davi Alcolumbre e à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (CONITEC), a incorporação do medicamento Kalydeco (ivacaftor) e Orkambi (lumacaftor/ivacaftor) no Sistema Único de Saúde, para tratamento de pacientes com fibrose cística.

HOMENAGENS
Foram reconhecidos a Associação Négo, pelos 85 anos; a Venax Eletrodomésticos, pelos 35 anos; a Refrimate, pelos 21 anos; o Sindicato Rural, pelos 50 anos; a Corte do Carnaval 2020; e o casal de mestre-sala e porta-bandeira Adriano Conceição e Patrícia Silva, que há 25 anos defendem as cores da Associação Négo no Carnaval de Rua de Venâncio Aires



Cassiane Rodrigues

Cassiane Rodrigues

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), atua com foco nas editorias de geral, conteúdos publicitários e cadernos especiais. Locutora da Rádio Terra FM, tem participação nos programas Terra Bom Dia, Folha 105 1° edição e Terra em Uma Hora.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido