Conheça quem faz parte do primeiro escalão de Jarbas da Rosa

-

O prefeito eleito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa (PDT), anunciou na tarde de ontem, em ato no diretório do partido, os seis secretários e a titular da Procuradoria Jurídica para o início do governo, em 1º de janeiro de 2021. Acompanhado da vice-prefeita eleita, Izaura Landim (MDB), ele precisou de pouco mais de 15 minutos de coletiva de imprensa para revelar os nomes dos integrantes do seu primeiro escalão para a comunidade. Destacou que o ano de 2021 será de dificuldades e que a sua gestão será marcada pela austeridade. “Nossa meta é reduzir o número de CCs em 30% em relação ao mesmo período de quatro anos atrás”, afirmou.

Dos sete nomes confirmados por Jarbas, quatro são do PDT. Fabiana Keller (PDT) será a titular da Fazenda; Émerson Eloi Henrique comandará a Educação; Ana Cláudia do Amaral Teixeira ficará à frente do Planejamento e Urbanismo; e Gisele Spies Chitolina responderá pela Procuradoria. MDB, PSD e PSL terão uma secretaria cada, com Gilberto dos Santos, Nelsoir Battisti e Claidir Kerkhoff, todos vereadores eleitos. Eles abrirão espaço, no Legislativo, para André Puthin (MDB), Ricardo Landim (PSL) e Janete Brandão (PSD). Janete acabou sendo a maior surpresa do dia, anunciada no ato pelo presidente do partido, Nelsoir Battisti. “O primeiro suplente do PSD na Câmara, Rodrigo VT, vai assumir cargo no governo”, justificou Battisti.

Economia

De acordo com o prefeito eleito, a não nomeação de seis secretários resultará em uma economia de aproximadamente R$ 90 mil mensais, incluídos os encargos. “Estamos falando de algo em torno de R$ 1,2 milhão por ano. Estamos mantendo o discurso que tivemos na campanha e, mais do que isso, colocando ele em prática”, disse. Ao anunciar os integrantes do primeiro escalão, Jarbas destacou as qualidades de cada um e afirmou que a equipe será unida e coesa, para superar os obstáculos que se apresentarem durante os quatro anos da Administração. “Vamos estar próximos, para que tenhamos objetividade e agilidade. Também queremos valorizar os funcionários de carreira. Muitos deles já estão sendo chamado para contribuírem conosco”, concluiu.

“Ainda em 2021 pretendo anunciar mais um secretário e, até o fim de 2022, a ideia é nomear mais dois. As pastas que entendo necessários terem titulares mais à frente são Saúde, Infraestrutura e Serviços Públicos e Cultura e Esportes.”

JARBAS DA ROSA – Prefeito eleito de Venâncio Aires

Secretarias com titulares

• Secretaria da Fazenda: Fabiana Keller (PDT)
• Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo: Nelsoir Battisti (PSD)
• Secretaria de Educação: Émerson Eloi Henrique (PDT)
• Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social: Claidir Kerkhoff (PSL)
• Secretaria de Desenvolvimento Rural: Gilberto dos Santos (MDB)
• Secretaria de Planejamento e Urbanismo: Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT)
• Procuradoria Jurídica: Gisele Spies Chitolina (PDT)

Secretarias sem titulares

• Secretaria de Saúde: Será acumulada pelo prefeito eleito Jarbas da Rosa (PDT), com Rosane da Rosa (PDT) como assessora. Ela é servidora de carreira.

• Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos: Será acumulada pelo prefeito eleito Jarbas da Rosa (PDT), com Gilmar Mossmann (PDT) como assessor. Ele é servidor de carreira.

• Secretaria de Meio Ambiente: Será acumulada pelo Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e terá Alessandra Ludwig (PDT) como assessora.

• Secretaria de Cultura e Esportes: Será acumulada pela Educação e terá Zé da Rosa (Republicanos) como assessor.

• Secretaria de Administração: Será acumulada pelo prefeito eleito Jarbas da Rosa (PDT) e terá Mara da Silva (PDT) como assessora.

• Secretaria de Segurança Pública: Será acumulada pelo prefeito eleito Jarbas da Rosa (PDT) e terá o sargento reformado da Brigada Militar Jair Garcia da Rosa (PDT).

• Central de Projetos: Deizimara Souza (PDT).

Quem são os secretários titulares

• Émerson Eloi Henrique (PDT): Formado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é natural de Porto Alegre, tem 46 anos e atualmente trabalha na Escola Wolfram Metzler. Tem MBA em Gestão Pública pela Uninter e já exerceu a função de secretário de Educação no governo do ex-prefeito Airton Artus (PDT), de 2014 a 2016. Em Venâncio Aires, também já lecionou no Colégio Gaspar e nas escolas Adelina Isabela Konzen e Cônego Albino Juchem.

• Claidir Kerkhoff Trindade Presidente (PSL): Formada em Serviço Social pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), tem 43 anos. É natural de Santa Cruz do Sul (Monte Alverne), mas cresceu na localidade de Linha Isabel, em Venâncio Aires. Também tem habilitação para o Magistério séries iniciais, pelo Colégio Bom Jesus Nossa Senhora Aparecida. Atualmente, exerce função de assistente social e dona de casa. É vereadora eleita pelo PSL – obteve 451 votos na eleição deste ano -, partido que fundou a preside em Venâncio Aires. Já esteve no cargo de secretária de Habitação e Desenvolvimento Social no governo do ex-prefeito Airton Artus (PDT), de 2013 a 2016.

• Gisele Spies Chitolina (PDT): Formada em Direito pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP), tem 45 anos e é natural de Soledade. É pós-graduada em Direito Trabalhista e Direito Tributário e pós-graduanda em Direito Administrativo Municipal e Gestão Pública. Já foi procuradora do Município em Quaraí e em Venâncio Aires, nos oito anos do governo do ex-prefeito Airton Artus (PDT). A exceção foram os seis meses, em 2014, em que foi responsável pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas, inaugurada naquele ano. Tem, ao todo, 13 anos de área pública e, atualmente, é secretária da Fazenda em São Francisco de Paula.

• Nelsoir Battisti (PSD): Formado em Marketing e pós-graduando em Liderança e Gestão Pública pela Uninter, tem 41 anos e é natural de Venâncio Aires. Criou e presidente o PSD na Capital do Chimarrão, partido pelo qual se reelegeu vereador no pleito de 2020, com 1.078 votos. Tem experiência na área comercial, especialmente nos ramos de máquinas, implementos e materiais de construção. Exerceu a função de secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo na atual Administração, do prefeito Giovane Wickert (PSB).

• Gilberto dos Santos (MDB): Natural de Venâncio Aires, é produtor rural com ênfase para o cultivo do tabaco, é habilitado para a Contabilidade, pelo Colégio Professor José de Oliveira Castilhos, e tem 58 anos. Em 2020, se reelegeu vereador com 886 votos, agora integrando as fileiras do MDB. Em 2017, foi presidente da Câmara, após se eleger para o primeiro mandato como o mais votado nas urnas, com 1.899 votos, ainda pelo PTB.

• Fabiana Raquel de Oliveira Keller (PDT): Integrou os dois governos do ex-prefeito Airton Artus (PDT), primeiro como assistente jurídica, depois como coordenadora do Anexo Fiscal e, por fim, como secretária da Fazenda. É formada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), com especialização em Direito Tributário Municipal. Também é graduada em Artes Plásticas, pela Unijuí. Atualmente exercia função de consultora tributária da Fundatec, com ênfase na gestão fazendária. Também foi professora e consultora do Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos (IGAM).

• Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT): Formada em Serviço Social pela Unisinos, tem 52 anos e é natural de General Câmara. É assistente social concursada da Prefeitura de Venâncio Aires há 25 anos e, atualmente, está lotada no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do bairro Battisti. Foi secretária de Habitação e Desenvolvimento Social e de Governo na gestão do ex-prefeito Airton Artus (PDT). Vereadora por dois mandatos, não se reelegeu no pleito de 2020.



Carlos Dickow

Carlos Dickow

Jornalista, atua na redação integrada da Folha do Mate e Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido