Administrador do HSSM, Luís Fernando Siqueira (de azul) pleiteou o aumento no Teto MAC da instituição (Foto: AI Dra. Sandra Silberschlag)
Administrador do HSSM, Luís Fernando Siqueira (de azul) pleiteou o aumento no Teto MAC da instituição (Foto: AI Dra. Sandra Silberschlag)

Em uma tentativa de auxiliar o Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), que passa por dificuldades financeiras, o deputado federal Pedro Westphalen (PP) esteve reunido, na manhã de quinta-feira, 15, com o administrador da instituição, Luís Fernando Siqueira. No encontro, também estava a vereadora Dra. Sandra Silberschlag (PP), que foi quem acionou o parlamentar para vir a Venâncio Aires.

Em entrevista à Rádio Terra FM, o progressista avaliou a agenda de forma positiva. “É uma situação comum em praticamente todos os hospitais filantrópicos do Brasil. A gente tem como ajudar, junto com outros deputados de todos os partidos. Isso é muito importante em Brasília. Temos uma ligação maior com a saúde, é praticamente a minha bandeira”, afirmou o deputado, que também é médico e fundador e vice-presidente da Confederação Nacional de Saúde. Além disso, preside a Frente Parlamentar em Defesa dos Serviços de Saúde e é vice-presidente da Comissão de Saúde em Brasília.

Aumento no Teto MA

A principal reivindicação do HSSM é o aumento do Teto Financeiro de Média e Alta Complexidade (Teto MAC), que hoje é de R$ 558 mil. O pleito da casa de saúde é que o valor suba em R$ 1,5 milhão. “Nós saímos daqui com o tema de casa, que a Dra. Sandra nos deu. Juntamente com os outros deputados da bancada, vamos procurar fazer com que aconteça isso. Se acontecer, realmente os problemas diminuem em grande escala”, afirmou.

Projeção para eleições de 2026

  • Na entrevista à reportagem, Pedro Westphalen confirmou que é pré-candidato a deputado federal, posição para a qual foi reeleito em 2022. Inicialmente, seus planos incluíam o pleito a senador, mas desistiu, já que Luis Carlos Heinze deve concorrer à reeleição pela sigla.
  • No cenário estadual, garantiu que o PP vai ter candidatura ao Piratini. Atualmente, o partido internamente se divide em duas correntes: uma que deseja a indicação de Covatti Filho e outra a favor de Ernani Polo.
  • “Polo deu uma demonstração de muita força na despedida da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e tinham mais de 40 entidades representativas do setor produtivo do estado, muitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. E ele demonstrou que conhece principalmente o estado que nós não queremos que seja o Rio Grande do Sul e os caminhos para chegar no estado que nós queremos e precisamos. Acho que é um grande candidato”, avaliou.
Juan Grings

Repórter

Atento aos principais fatos que impactam a comunidade, também é produtor de programas jornalísticos da Rádio Terra FM.

Atento aos principais fatos que impactam a comunidade, também é produtor de programas jornalísticos da Rádio Terra FM.