Em sete anos (de 2015 até agora), o deputado federal Heitor Schuch (PSB) enviou R$ 8.000.496,00 em emendas parlamentares para Venâncio Aires. A maior delas foi confirmada em 2021: R$ 1 milhão para a implementação de uma Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) em Santa Emília. Com os recursos do Orçamento que pode destinar aos município, Schuch já viabilizou, para a Capital do Chimarrão, a compra de caminhões, trator e ônibus, além de obras de infraestrutura e custeio na área da Saúde.
Na segunda-feira, 29, o parlamentar fez uma visita de cortesia ao prefeito Jarbas da Rosa (PDT), oportunidade em que repassou a lista de emendas destinadas desde que assumiu na Câmara dos Deputados e reforçou o compromisso com Venâncio Aires. “Esta visita já tinha sido reagendada umas três vezes, em virtude da Covid. Tenho por costume, no começo de cada mandato, visitar os novos prefeitos e lideranças para colocar o mandato e o gabinete à disposição”, comentou.
Schuch foi acompanhado pelos vereadores Sandra Wagner e Elígio Weschenfelder, o Muchila, ambos do PSB. Ele destacou que, além das demandas colhidas junto ao chefe do Executivo, já tomou nota de sugestões dos parlamentares do PSB na Capital Nacional do Chimarrão. “Estamos com a votação do orçamento atrasada, e ainda estão em aberto as emendas da Bancada Gaúcha. Temos notado que a Saúde está cada vez mais necessitada de recursos e, inclusive, destinamos recursos para compra de vacinas”, ressaltou.
Pandemia
Sobre a pandemia, o deputado federal disse torcer pela queda dos índices de casos de coronavírus, internações e óbitos. Além de lamentar as perdas em decorrência da doença, Schuch disse que se preocupa muito com as restrições impostas ao comércio. “Fico sempre com uma interrogação no que diz respeito ao fechamento das lojas. O barbeiro não pode atender, mas uma fábrica pode funcionar. Alguns estão tendo uma conta muito alta para pagar e talvez não sobrevivam às dificuldades impostas para cumprir as suas necessidades”, argumentou.