Na primeira sessão ordinária da nova legislatura em Venâncio Aires vários foram os temas abordados pelos vereadores. Mas dois deles terão encaminhamentos práticos já nos próximos dias. Parlamentares, questionaram na sessão desta segunda-feira, dia 4, a eficiência do trabalho da concessionária de energia elétrica RGE e defenderam um maior efetivo para a Brigada Militar da Capital do Chimarrão.
A partir de encaminhamentos, tomados ainda durante a sessão, ficou acertado que será realizada uma audiência pública para questionar a qualidade e a eficiência dos trabalhos desenvolvidos pela RGE em Venâncio Aires. Foram relatados quedas constantes de energia elétrica, tanto na cidade, quando no interior.
Além disso, também foi citado, que em casos de intempéries, moradores do interior chegam a ficar até cinco dias sem luz. O encontro, em que serão convocados representantes da concessionária, haverá também transmissão on-line pelas redes sociais da Câmara de Vereadores.
No dia de hoje, o comando regional de policiamento ostensivo do Vale do Rio Pardo, confirmou a vinda de um novo soldado para Venâncio Aires. A medida desagradou os parlamentares. Uma comissão será formada para levar o anseio por um maior efetivo direto para a cúpula da segurança pública estadual, em Porto Alegre.
Novos vereadores
No encontro foram empossados como vereadores três suplentes. Com a ida de Nelsoir Battisti (PSD) para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, assumiu sua cadeira Janete Brandão (PSD). Na vaga de Gilberto dos Santos (MDB), que foi para a Secretaria de Desenvolvimento Rural, ficou o colega André Puthin. E, com a ida de Claidir Kerkhoff (PSL) para a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social, Ricardo Landim (PSL) foi empossado vereador.
Líderes
No encontro foi comunicado que o líder de governo na Câmara de Vereadores será Gerson Ruppenthal (PDT). A indicação é do prefeito Jarbas da Rosa (PDT). Já o MDB indicou para ser líder do partido o parlamentar André Puthin. Na sessão nenhum projeto de lei deu entrada ou foi apreciado pelos parlamentares. A próxima sessão será no dia 11 de janeiro, às 19h.