Ecoa de uma família rural de Linha Mangueirão a voz mais jovem da Câmara de Vereadores para 2025/2028. Eleito com 1.341 votos, Eduardo Luft, o Dudu, do PDT, de 29 anos, foi eleito para o seu primeiro mandato na Casa do Povo e pretende defender a renovação política e ter voz ativa junto à comunidade.
Entre as principais bandeiras que serão defendidas pelo jovem estão o apoio aos produtores rurais e a pavimentação de bairros, Centro e interior. Diz ainda que são necessários projetos de qualificação profissional para os jovens, em especial aqueles que buscam a sucessão familiar no interior. “O programa Qualifica Venâncio [criado no governo de Jarbas da Rosa] é um exemplo que pode ser seguido”, afirma.
Conheça também: Mais votado pela segunda vez, Tiago Quintana sonha com voos mais altos
Perguntado sobre a expectativa com relação ao dia a dia na Câmara de Vereadores, Luft destaca que a meta é somar e trabalhar em conjunto com os demais colegas. “Assim como manter essa relação próxima entre Executivo e Legislativo”, acrescenta.
Objetivos
Ainda que esteja iniciando sua trajetória política, o pedetista diz que buscará, nos próximos quatro anos, atender às expectativas dos eleitores e da população venâncio-airense, realizando um bom mandato. “Sonho, quem sabe, em ser presidente da Câmara de Vereadores neste período”, revela o político.
Ele afirma que pretende cumprir o mandato inteiro como vereador e não cogita, no momento, assumir secretarias no Executivo. “Serei vereador”, frisa. Para Luft, o papel do Poder Legislativo é representar, assistir a comunidade e estar presente. “Ser um facilitador, um elo entre as pessoas e o Poder Executivo”, avalia.
De acordo com o vereador eleito, a população o elegeu como um representante do interior e do jovem na política, além de ser a oportunidade de renovação no Plenário Vicente Schuck. “Por isso, quero estar sempre junto, escutando a população”, completa.
História de Eduardo Luft
Natural de Linha Picada Mariante, no distrito de Vila Estância Nova, Dudu Luft morou com os pais Mauro e Tânia e a irmã Eduane até os 7 anos na localidade, quando compraram um terreno em Linha Mangueirão, nas proximidades do ginásio de esportes da região – ponto que serviu de abrigo para as famílias atingidas pela enchente.
Em Linha Mangueirão, a família tem plantação de tabaco, milho e, também, criação de animais. Desde a infância, sempre gostou de trabalhar no campo. Na ‘lida’ com os animais e na roça, Luft busca ajudar os pais até hoje. “Era muito arteiro”, relembra a mãe, Tânia.
O gosto pelos animais o acompanhou durante o avanço para a vida adulta, sendo que andar a cavalo e cuidar do rebanho seguem sendo atividades importantes para ele. “Meus pais me ensinaram valores de família, honestidade e fazer o bem. Somos bem unidos”, argumenta. A família é conhecida pela participação comunitária e no desenvolvimento esportivo da região.
Em 2013, passou a cursar Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) campus Venâncio Aires e, desde 2019, é advogado. Além disso, tem pós-graduação em Direito Administrativo Público e Penal, na universidade Dom Alberto. Em 2016, passou a ser safrista na empresa CTA Continental e, três anos depois, se tornou gerente júnior na filial da Araranguá, município de Santa Catarina.
Jogar futebol, bocha, andar a cavalo, participar de rodeios, visitar as comunidades no interior e estar com a família, são as principais atividades de lazer do pedetista. “Se quiser falar comigo, é só procurar em uma cancha de bocha ou nas comunidades”, brinca o jovem.
“Estou preparado. Com a experiência que tive no governo do prefeito Jarbas da Rosa, conheço cada setor da Prefeitura, secretarias e a Câmara de Vereadores. Sei dos problemas e a forma como podem ser resolvidos.”
EDUARDO LUFT
Vereador eleito
Trajetória política
• O pai de Luft, Mauro, sempre foi atuante politicamente. Foi capataz no interior do município entre 2011 e 2016 e chegou a ser coordenador das capatazias, além de ser cabo eleitoral do ex-prefeito Almedo Dettenborn (MDB) em várias eleições. A paixão pela política passou de pai para filho e Dudu sempre teve interesse pela temática.
• Desde 2012, é filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT). Aos 18 anos, em 2013 – mesmo ano que começou a cursar Direito -, foi assessor parlamentar do então vereador Jarbas da Rosa (PDT).
• Após o fim do mandato de Jarbas na Casa do Povo, Luft ficou alguns anos fora da política. O retorno ocorreu com a eleição de Jarbas a prefeito, em 2020, ao assumir o cargo de chefe de gabinete em 2021.
• Durante o governo Jarbas, Dudu ainda teve oportunidades como assessor da Secretaria de Planejamento e Urbanismo e coordenador do programa de Pavimentação Comunitária, que visa contemplar pequenos trechos sem pavimentação. Na parceria firmada, a Prefeitura realiza a base da obra e os moradores dividem o custo da contratação de uma empresa para execução do revestimento e meio-fio.
• Em 2024, concorreu pela primeira vez ao posto de vereador e conquistou 1.341 votos, sendo o segundo mais votado.
Conhecido também pela atuação nos gramados do interior da Capital do Chimarrão, Dudu coleciona títulos de campeonatos amadores de futebol, principalmente disputados em Vila Estância Nova e representando a equipe da Madeireira Santos.
A reportagem da Folha do Mate deixou os candidatos escolherem o lugar onde seria realizada a entrevista: Eduardo Luft optou pela residência dos pais, em Linha Mangueirão. Confira o motivo para a escolha e curiosidades sobre o vereador.