Causa animal e gestão eficiente: as bandeiras de Nilson Lehmen

-

Trajetórias políticas nem sempre têm início, meio e fim bem definidos. Nilson Lehmen, de 40 anos, representante do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), por exemplo, retorna para a Casa do Povo de Venâncio Aires como vereador eleito após 12 anos. Ele obteve 552 votos e é o 15º vereador para a legislatura 2025/28.

Após três anos como secretário de Meio Ambiente, Lehmen acredita que a pasta desenvolveu programas inovadores, como o Toda Vida Importa e o Biodigestores nas Escolas, o que deu nova visibilidade para o seu trabalho e, também, uma maior motivação para retornar para o Legislativo. “E serei vereador, não vou assumir secretarias”, afirma. O parlamentar eleito acredita que a relação será positiva na Casa do Povo, com diplomacia e bom relacionamento: “A finalidade de todos é a mesma, ajudar o Município.”

Objetivos

Lehmen deve manter foco em duas pautas que se tornaram parte do seu cotidiano: causa animal e gestão eficiente de recursos. O objetivo, segundo ele, é unir duas áreas de conhecimento, adquiridas pela experiência na secretaria e pela formação acadêmica, para desenvolver projetos efetivos e com resultado para a população.

Pretende ainda continuar dando apoio aos programas que ajudou a desenvolver no Meio Ambiente, com busca de emendas parlamentares. Ele lembra que será a primeira vez que terá a possibilidade de destinar emendas impositivas, pois no período em que era vereador, a lei de repasse de recursos dos parlamentares ainda não existia. No entanto, ele também não descarta voos maiores no futuro, como buscar cargos de prefeito ou até de deputado e senador. “Para aplicar o conhecimento que adquiri”, complementa.

História

Natural do bairro Cidade Alta, em Venâncio Aires, é filho de Eva e Nelson (já falecido) e tem dois irmãos: Jair e Genésio. A família era proprietária de uma serraria com bar e minimercado e, junto com os irmãos, o pai também chegou a ser catador de materiais recicláveis e vendedor ambulante de frutas, em especial, melancias.

Na infância, o vereador eleito gostava de brincar na rua, principalmente jogando futebol e bolica. Em 1992, o pai, Nelson, faleceu em acidente de trânsito e a família passou a ser conduzida pela mãe, Eva. Lehmen estudou na Escola Zilda de Brito Pereira até a 4ª série do Ensino Fundamental e, depois, no Colégio Gaspar Silveira Martins. “Participei de aulas de taekwondo e de danças folclóricas, essa no Grupo de Artes Folclóricas Chilenas de Prata, que se tornou o CTG Chaleira Preta”, relembra o parlamentar.

A trajetória profissional iniciou durante o Ensino Médio, como servente de pedreiro. Depois, foi carregador no antigo Mercado Lehma e digitador na Farmácia BioAtiva (atual BemAtiva). Posteriormente, cursou Técnico em Informática no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e passou a trabalhar no setor de Informática do Mercado Lehma. Chegou a cursar Comunicação Social na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) na habilitação de Produção e Mídia Audiovisual por duas semanas e Publicidade e Propaganda por seis semestres. Em 2006, assumiu a coordenação da agência FGTAS/Sine em Venâncio Aires.

Lehmen também foi presidente da Taça da Amizade, que organiza campeonatos amadores de futebol na Capital do Chimarrão. Retomou os estudos em 2008, para cursar Direito na Unisc – se formou em 2013 – e, em 2011, Gestão Pública na Uninter. Também é pós-graduado em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS). Neste período, abriu escritório de advocacia. Também é um apaixonado por musculação e treinar faz parte do dia a dia. O vereador é namorado de Brenda Thaíssa.

“Gostaria de ser lembrado como um vereador que se preparou para estar no cargo. Que une a experiência na política com o conhecimento adquirido na formação acadêmica, para desenvolver boas ações para a população.”
NILSON LEHMEN
Vereador eleito

Conheça: Nelsoir ‘mira’ o desenvolvimento econômico e turismo como metas

Trajetória política

  • Desde jovem, Nilson Lehmen sempre teve interesse pela política. Por conta da relação com integrantes da torcida Fiel Tribo Guarani, se filiou ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB) – à época PMDB.
  • Com a eleição do prefeito Almedo Dettenborn (PMDB), passou a ter ainda mais interesse pela realidade local. Antes, foi assessor e chefe de gabinete do então deputado estadual Elmar Schneider, em Porto Alegre.
  • Em 2008, concorreu a vereador e foi eleito com 977 votos pelo PMDB. À época, Nilson Lehmen tinha 24 anos. Dois anos depois, teve a oportunidade de ser presidente da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires.
  • Com a campanha organizada para buscar a reeleição, Lehmen teve a chance de se candidatar a prefeito de Venâncio Aires, em 2012. Pesquisa realizada pelo ex-prefeito Almedo Dettenborn e pelo partido apontava que ele era o candidato com menor rejeição da comunidade, enquanto que Almedo era o mais rejeitado. Com isso, aceitou o desafio e foi candidato.
  • Em 2012, obteve 15.948 votos e foi derrotado por Airton Artus (PDT), prefeito que buscava a reeleição. A partir deste momento, retornou para a Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, para assessorar o deputado estadual Edson Brum.
  • Em 2014, foi um dos coordenadores da campanha de José Ivo Sartori (MDB) ao Governo do Estado. Com a vitória do governador, passou a integrar a base do governo, atuando como assistente superior do Departamento de Assuntos Municipais da Casa Civil.
  • Passados quatro anos, Nilson retornou a Venâncio Aires para tentar o posto de deputado federal – também era presidente do partido no município. Com 5,5 mil votos, não foi eleito. No governo do prefeito Giovane Wickert (PSB), em 2019, Lehmen assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, onde ficou até 2020, quando passou a integrar a coligação de Jarbas da Rosa (PDT).
  • Em 2020, foi candidato a vereador e obteve 405 votos, ficando como suplente. Com a eleição de Jarbas, assumiu a Secretaria de Meio Ambiente (Semma), entre 2021 e 2024. Neste ano, foi eleito com 552 votos.
  • Nos materiais de campanha de Nilson Lehmen, chamava atenção a presença de um pitbull ao seu lado. Pois bem, este é Caio, um cão da raça pitbull que foi adotado pelo político. A Secretaria de Meio Ambiente foi chamada para um atendimento de um ataque do cão e, após a castração, este precisou de um lar temporário. Foi quando o vereador eleito se interessou e passou a cuidar dele. “É uma amizade incrível”, destaca.
Lehmen com o pitbull Caio, que foi adotado por ele recentemente. (Foto: Arquivo Pessoal)

A reportagem da Folha do Mate convidou os candidatos a escolherem o lugar onde seria realizada a entrevista. Nilson Lehmen escolheu o seu escritório de advocacia, no Centro de Venâncio Aires. Confira o motivo para a escolha e curiosidades do vereador eleito.



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido