Conheça os candidatos a prefeito de Mato Leitão

-

Esta sexta-feira, 16, marca o início da propaganda eleitoral geral, após o registro das candidaturas, mais uma etapa que antecede as eleições municipais deste ano, agendada para outubro. Em Mato Leitão, quatro chapas estão na disputa pelo Executivo: Antonio Almeraci Pereira da Silveira e Cleberton Ferreira da Silva, ambos do PL; Arcênio Stanislau Maldaner e Volnei André Hochscheidt, os dois do PP; Arly Stöhr, o Flecha (PDT) e Luciano Vargas (MDB), que também representam o PSDB; e Leonardo Freitas Alves e Joacir José Mai, ambos do Republicanos.

Nesta edição, a Folha de Mato Leitão apresenta um perfil dos pré-candidatos a prefeito da Cidade das Orquídeas, elaborado a partir de um questionário respondido por cada um deles. Na próxima semana, também serão divulgadas as informações sobre os pré-candidatos a vice-prefeito no pleito de 2024.

Antônio Pereira da Silveira (PL)

(Foto: Tribunal Superior Eleitoral/Divulgação)

Natural de São Francisco de Assis, Antônio Almeraci Pereira da Silveira, mais conhecido como Pereira, tem 56 anos e é sargento da reserva da Brigada Militar do Rio Grande do Sul (BM-RS). É casado com Andrea Bolzan e pai de Alisson, 35 anos, Bruna, de 34 anos, Leonardo, com 25 anos, Pamela, com 23 anos, e Andrei, de 19 anos.

Candidatura: Filiado ao PL, concorre em chapa pura do partido, ao lado de Cleberton Ferreira da Silva.

Formação: Ensino Médio completo

Trajetória política: Candidato a vereador em 2012 pelo DEM e presidente fundador do Partido Liberal (PL) de Mato Leitão.

Representatividade e atuação comunitária: Por 32 anos foi policial na Brigada Militar do Rio Grande do Sul, tendo entrado para reserva em fevereiro de 2024. Por 10 anos foi instrutor de trânsito em Venâncio Aires e há 24 anos reside em Mato Leitão.

Por que deseja ser prefeito de Mato Leitão? Renovação política e fazer o que precisa, de fato, ser feito pelo município.

Arcênio Maldaner (Progressistas)

(Foto: Tribunal Superior Eleitoral/Divulgação)

Natural de Lajeado, Arcênio Stanislau Maldaner tem 69 anos e é aposentado. É casado com Jacinta Teresinha Kist Maldaner e pai de Gustavo Kist Maldaner, de 23 anos, vereador de Mato Leitão.

Candidatura: Filiado ao Progressistas, concorre em chapa pura do partido, ao lado do vereador da atual legislatura Volnei André Hochscheidt.

Formação: Ensino Fundamental incompleto

Trajetória política: Foi vereador em cinco mandatos, de 2000 até 2020; um ano e meio atuou como secretário de Obras, entre 2009 e 2011; e durante seis anos e meio foi secretário de Saúde – entre 2017 e 2024.

Representatividade e atuação comunitária: Sempre foi desportista e incentivador do esporte, atuando como treinador de futebol amador, jogador de bocha e bolão, além de ser defensor do agronegócio e da saúde em âmbito municipal.

Por que deseja ser prefeito de Mato Leitão? Porque acumulei vasta experiência no Legislativo com cinco mandatos consecutivos. Também tive a oportunidade de participar do Executivo. Esta experiência me permite ter clareza sobre minhas propostas, construídas com participação da comunidade em favor do desenvolvimento do município de Mato Leitão, com ênfase na qualidade de vida das pessoas que vivem na Cidade das Orquídeas. Como prefeito tenho várias ideias em prol do município, com objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem em Mato Leitão. Tenho como proposta o desenvolvimento humano, com atenção especial à saúde, educação, esporte e lazer. Incentivar as empresas, defender o agronegócio, que é a força motriz de Mato Leitão, e fazer a manutenção das entradas e estradas no interior do município.

Arly Stöhr (PDT)

(Foto: Tribunal Superior Eleitoral/Divulgação)

Natural de Venâncio Aires, Arly Stöhr, mais conhecido como Flecha, tem 65 anos e é empresário. É separado e tem dois filhos: Bernardo, com 22 anos, e Theodoro, de 10 anos.

Candidatura: Candidato do PDT, concorre pela coligação O Trabalho Continua – PDT/MDB/Federação PSDB Cidadania, ao lado do vereador da atual legislatura, Luciano Vargas (MDB).

Formação: Ensino Fundamental completo

Trajetória política: Tem 14 anos de dedicação e vida pública. Na primeira eleição municipal, em 1992, foi eleito como vereador, com 184 votos. Foi o primeiro presidente da Câmara de Vereadores de Mato Leitão e empossou a primeira prefeita da Cidade das Orquídeas, a professora Eunice Inês Heuser. No segundo ano do mandato foi convidado para assumir a Secretaria de Obras, Viação e Trânsito, cargo que exerceu até o fim do mandato da prefeita Eunice, em 1996, e durante o primeiro mandato do prefeito Carlos Bohn, entre 1997 e 2000. Retornou no pleito municipal de 2016, quando concorreu a vice-prefeito com o prefeito Carlos Bohn (PSDB). Após a vitória da dupla, em 2017 assumiu como vice-prefeito e respondeu, também, pela Secretaria de Obras. A dupla foi reeleita em 2020 e continuou como vice-prefeito até o fim de 2023, quando renunciou ao mandato para se preparar para concorrer nas eleições deste ano.

Representatividade e atuação comunitária: Desde jovem, sempre foi atuante na comunidade de Vila Santo Antônio, onde reside, especialmente dedicado ao esporte e defendendo o time do Santos. Também foi presidente da Associação Hídrica Santo Antônio, além da atuação partidária, junto com lideranças locais, trabalhou pela emancipação de Mato Leitão.

Por que deseja ser prefeito de Mato Leitão? Nasci e me criei neste município, lugar bom de viver, cujas conquistas ajudei a construir. O que me motiva e desafia a ser prefeito de Mato Leitão é dar seguimento ao forte crescimento econômico e estrutural que o nosso município alcançou nos últimos anos, na gestão do prefeito Carlos Bohn, em uma parceria fundada na união de três partidos: PSDB, PDT e MDB. O trabalho que executamos nas duas gestões me contagiaram e encorajaram a colocar meu nome à disposição, visando manter os projetos que estão dando certo no município. Quero continuar as transformações que já iniciamos na cidade e no interior. Mas podemos melhorar ainda mais. Conheço cada canto deste chão e ao longo destes anos adquiri experiência em diferentes áreas, não apenas como secretário de Obras, mas também como gestor e empresário. Estou preparado e quero ser o prefeito para investir no que faz a diferença na vida das pessoas. Vamos continuar priorizando a saúde, a educação, a agricultura, a geração de emprego e renda, valorizando o nosso comércio e a nossa indústria, buscando sempre o melhor para nossa população. Sabemos que a nossa Cidade das Orquídeas desponta no cenário da região e do estado pelo seu desenvolvimento e pela qualidade de vida da nossa população. Mas podemos crescer mais e a continuidade do trabalho será a marca do nosso governo.

Leonardo Alves (Republicanos)

(Foto: Tribunal Superior Eleitoral/Divulgação)

Natural de Rio Pardo, Leonardo Freitas Alves, tem 24 anos e é agente administrativo. Está em uma união estável com Natali Rosa e é pai do Cristopher, que tem 10 meses.

Candidatura: Filiado ao Republicanos, concorre em chapa pura do partido, ao lado de Joacir José Mai.

Formação: Acadêmico do curso de licenciatura em História

Trajetória política: Fundador do Republicanos em Mato Leitão, sendo presidente do partido.
Candidato a vereador pelo PP em 2020 e assumiu a cadeira como titular em novembro de 2021.

Representatividade e atuação comunitária: Como vereador apresentou proposições voltadas para a educação, saúde e assistência social, que são suas principais bandeiras.

Por que deseja ser prefeito de Mato Leitão? Quero ser prefeito porque eu acredito que Mato Leitão pode mais, precisamos renovar e modernizar a gestão pública do município. Do mesmo modo, acho que podemos avançar quando o assunto é participação popular no governo. Inovar com políticas sustentáveis e pé no chão.



Taís Fortes

Taís Fortes

Repórter da Folha do Mate responsável pela microrregião (Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde) e integrante da bancada do programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido