No terceiro mandato, Stahl volta o olhar para educação, segurança pública e 287

-

Após ser cogitado, antes do período eleitoral, para formar chapa à majoritária, no pleito municipal deste ano, da coligação ‘Endireita Venâncio’, formada pelo Partido Progressistas (PP) e Partido Liberal (PL), o advogado Ezequiel Stahl (PL), 39 anos, decidiu que ainda não era o momento de alçar uma vaga no Executivo e se candidatou a reeleição à Câmara de Vereadores. Com 1.191 votos, foi eleito para o terceiro mandato e se tornou o único representante no PL no Legislativo para a gestão 2025/28.

Com trajetória de 11 anos no extinto Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) – sigla pela qual foi vereador em dois mandatos -, que fundiu com o Patriota para formar o Partido Renovação Democrática (PRD), Stahl está de ‘casa nova’ desde março deste ano, quando se filiou ao PL. Segundo ele, ainda que tenha mudado de partido, o comprometimento com o eleitorado segue o mesmo. “Trabalho com seriedade, dando a devida atenção e responsabilidade que o cargo precisa. Manterei as críticas ao Executivo [será oposição ao prefeito reeleito Jarbas da Rosa (PDT)], mas buscarei retorno e soluções para os problemas”, afirma.

Segundo ele, já alcançou diversos sonhos, tanto profissional quanto pessoalmente, e agora deseja deixar um legado positivo da sua trajetória. “Igual meu pai deixou para todos que o conheceram”, completa. No futuro, o parlamentar não descarta concorrer à Prefeitura de Venâncio Aires, seja como prefeito ou vice-prefeito, mas o foco, agora, é no terceiro mandato na Câmara.

Objetivos

O liberal elenca, entre os principais compromissos como vereador no terceiro mandato, as bandeiras da educação, segurança pública, agricultura, a busca por emendas parlamentares para o Município e pautas como a duplicação da RSC-287 e as pontes secas na rodovia em Linha Picada Nova.

Confira também: Sandra elenca saúde e esporte como compromissos como vereadora

Na educação, o foco será em obras para melhorar a estrutura dos educandários municipais e, junto da pauta da segurança pública e com a formação em Direito, quer realizar palestras em escolas para abordar a prevenção, os alertas e cuidados no cotidiano. Ainda sobre a segurança pública, quer manter o debate sobre o aumento de efetivo da Brigada Militar e das câmeras de monitoramento.

Ezequiel Stahl é adepto à campanha política sem poluição visual. Por conta disso, afirma que teve poucas participações nos bandeiraços e nas carreatas promovidas pela coligação ‘Endireita Venâncio’, de PP e PL, e também não costuma distribuir santinhos ou posicionar wind banners nas calçadas. Na opinião dele, apenas os adesivos em carros são divulgações interessantes.

Uma das principais pautas nos dois primeiros mandatos, a duplicação da RSC-287 no trecho de Venâncio Aires seguirá no radar de Stahl. Entre os assuntos está a cobrança pela construção de pontes secas nas regiões mais atingidas pelas cheias do rio Taquari e acessos às propriedades.

História de Stahl

Natural de Linha Campo Grande, Ezequiel Stahl se mudou, com 1 ano, junto dos pais João Alberto Huwe Stahl (já falecido), a mãe Marli Teresinha Dhein Stahl e a irmã Jeani Stahl, para Capão Grande, na região de Vila Estância Nova.

Conforme Stahl, a família era humilde, plantava tabaco, arroz e milho, além de criar peixe e gado. Na infância, estudou nas escolas Arthur Emílio Mylius, de Picada Nova, e Adelina Isabela Konzen, de Vila Estância Nova, depois completou o Ensino Médio na Cônego Albino Juchem (CAJ), no Centro. Stahl relembra que, na juventude, sempre ajudou a família na roça e gostava muito dos tratores. “Sempre fui apaixonado por tratores. Não tive muita infância, mas isso não foi um problema, pois ajudava bastante meus pais”, acrescenta.

Em 2004, deu início à vida acadêmica, cursando Direito na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), graduação concluída em 2011. Chegou a trabalhar na Arrozeira Santos, de Linha Picada Nova, como serviços gerais, enquanto continuava a auxiliar a família no interior. Advogou por 10 anos em escritório próprio e, após passar em concurso público em 2017, atua como policial penal desde 2021. “Meu pai, falecido em 2019, e minha mãe, me ensinaram a ter seriedade e honestidade, além de sempre ajudar a todos.”

Stahl é casado desde 2013 com Denise e tem uma filha de 2 anos, a Lauren. Atualmente, mora no bairro Xangrilá. No entanto, a ‘veia rural’ não abandonou o parlamentar, que diz que um dos principais momentos de lazer é visitar a propriedade em Capão Grande. “Para fugir da rotina, ocupar a cabeça trabalhando, fazendo aquilo que meus pais me ensinaram”, cita. Gosta, ainda, de reunir a família e participar da rotina com a filha Lauren.

Trajetória política de Stahl

• Ainda que se interessasse pela área, Ezequiel Stahl demorou para se filiar a partidos políticos. A primeira participação foi em 2013, quando se ligou ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), ao qual foi filiado até 2024.

• Em 2013, aceitou o convite do, então vereador, Celso Krämer (à época PTB, hoje no Podemos) para ser assessor parlamentar. Segundo Stahl, o cargo foi ofertado, principalmente, pela sua formação em Direito. “Foi uma oportunidade profissional. Mas sempre gostei do assunto e tive o incentivo do meu pai, ainda que ele não participasse muito de política, foi um dos meus grandes cabos eleitorais na primeira eleição”, destaca o parlamentar.

• No ano de 2016, com a candidatura e eleição de Krämer como vice-prefeito, ao lado de Giovane Wickert (PSB), Ezequiel, também por indicação do petebista, decidiu tentar uma cadeira na Casa do Povo e foi eleito com 906 votos.

Stahl com a família, na posse do primeiro mandato como vereador (Foto: Arquivo Pessoal)

• No primeiro mandato, foi vereador de situação. O que mudou com a reeleição em 2020, novamente pelo PTB, sendo o segundo mais votado no pleito, com 1.205 votos. Naquele ano, o prefeito eleito foi Jarbas da Rosa, do PDT.

• Em outubro de 2022, em convenção nacional, o PTB decidiu se fundir com o Patriota, depois de não ter atingido a cláusula de barreira nas eleições gerais no Brasil em 2022, para formar o Partido Renovação Democrática (PRD). A fusão foi homologada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em novembro de 2023.

• Com isso, Stahl mudou de sigla e se filiou ao Partido Liberal (PL), em março de 2024, para concorrer ao terceiro mandato. “Só troquei de partido porque o PTB acabou. Além, claro, do apoio da família Moraes [Marcelo, Sérgio e Kelly] e do alinhamento com a direita”, acrescenta. Neste pleito, foi eleito com 1.191 votos, o quarto mais votado.

“Quero continuar sendo um vereador que traz soluções, não apenas cobra sem trazer retorno. Seguirei cobrando o Executivo, mas também quero ajudar a solucionar os problemas.”

EZEQUIEL STAHL

Vereador reeleito

A reportagem da Folha do Mate pediu os candidatos escolherem o lugar onde seria realizada a entrevista: Ezequiel Stahl escolheu a Câmara de Vereadores. Confira o motivo para a escolha e curiosidades do vereador.



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido