O perfil dos candidatos a vice-prefeito de Mato Leitão

-

Após quase uma semana do início oficial da campanha eleitoral para o pleito municipal deste ano, cujo primeiro turno está agendado para o dia 6 de outubro, a Folha de Mato Leitão divulga o perfil dos quatro candidatos a vice-prefeito de Mato Leitão. As respostas estão embasadas em questionário padrão respondido por eles. Há duas semanas, foi a vez de apresentar os postulantes ao cargo de prefeito da Cidade das Orquídeas.

No município, quatro chapas estão na disputa pelo Executivo: Antônio Pereira da Silveira (Pereira) e Cleberton Ferreira da Silva, ambos do PL; Arcênio Maldaner e Volnei Hochscheidt, os dois do PP; Arly Stöhr, o Flecha (PDT) e Luciano Vargas (MDB), que também representam o PSDB; e Leonardo Freitas Alves e Joacir Mai, ambos do Republicanos.

Veja o perfil de cada candidato a vice

Cleberton Ferreira da Silva (PL)

Pereira e Cleberton são os candidatos do PL

Natural de Santa Maria, Cleberton Ferreira da Silva tem 53 anos e é funcionário público municipal. É casado com Mariana Inês Bogorny da Silva e pai de Lílian de Fátima Ferreira da Silva, 31 anos, José Pedro Ferreira da Silva, de 21 anos, e Maria Lúcia Bogorny da Silva, com 13 anos.

Candidatura: Filiado ao PL, concorre em chapa pura do partido, ao lado do candidato a prefeito Antônio Pereira da Silveira (Pereira).

Formação: Administrador, com tecnólogo em Cooperativismo na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e pós-graduação em Empresas Cooperativas para o Desenvolvimento Rural e Gestão Empresarial com ênfase em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Trajetória política: Foi filiado ao PSDB de 2003 a 2022 e faz parte do PL desde 2023. Já foi diretor do Departamento de Cooperativismo do Governo do Estado, entre 2003 e 2006; chefe de gabinete em Mato Leitão em 2009; vereador suplente entre 2013 e 2016; e secretário de Finanças da Cidade das Orquídeas de 2017 a 2020.

Representatividade e atuação comunitária: é membro da Associação de Jovens Cristãos e da Associação Espírita Benjamim Pothy e trabalhador da Casa Espírita Benjamim Pothy e da Casa de Caridade Falange da Paz.

Por que deseja ser vice-prefeito de Mato Leitão? Para contribuir de maneira efetiva e significativa com o desenvolvimento do município, colocando os meus conhecimentos e a minha experiência na administração pública a serviço de toda a comunidade mato-leitoense.

Joacir José Mai (Republicanos)

Leonardo e Joacir concorrem pelo Republicanos

Natural de Sério, Joacir José Mai tem 44 anos e é auxiliar de serviços gerais. Ele está em uma união estável com Alexandra Souza há quase 15 anos e é pai do Vitor, de 11 anos.

Candidatura: Filiado ao Republicanos, concorre em chapa pura do partido, ao lado do candidato a prefeito Leonardo Freitas Alves.

Formação: Ensino Fundamental

Trajetória política: É um dos fundadores do Republicanos em Mato Leitão, partido no qual atua como segundo secretário.

Representatividade e atuação comunitária: Tem como objetivo trabalhar na área da agricultura, segmento em que atuou boa parte da vida e tem conhecimento.

Por que deseja ser vice-prefeito de Mato Leitão? Confesso que nunca quis participar da política. Já havia recebido anteriormente diversos convites para me filiar e ser candidato em outros partidos e nunca aceitei. Quando o Leonardo me apresentou o projeto do Republicanos decidi aceitar a missão de integrar a chapa como candidato a vice. Somos novos na política, mas com capacidade, dedicação e vontade de fazer diferente.

Luciano André Vargas (MDB)

Flecha e Luciano integram a coligação O Trabalho Continua – PDT/MDB/Federação PSDB/Cidadania

Natural de Porto Alegre, Luciano André Vargas tem 47 anos e é motorista de ambulância. É casado com Yanin Blanco Zapata e pai de Mylena, 26 anos, Laís, 5 anos, e Marcos, de 2 anos.

Candidatura: Filiado ao MDB, concorre pela coligação O Trabalho Continua – PDT/MDB/Federação PSDB/Cidadania, ao lado do candidato a prefeito Arly Stöhr, o Flecha (PDT).

Formação: Graduado em Políticas Públicas pela Uninter

Trajetória política: Participou da última eleição, em 2020, e foi eleito como o vereador mais votado. Foi presidente do Legislativo em 2022, quando tratou sobre a reforma do prédio da Câmara de Vereadores.

Representatividade e atuação comunitária: Participa da área esportiva em todo o município e é sócio do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Querência da Mata. Também já presidiu a Associação dos Servidores Públicos de Mato Leitão (Aspumale) e sempre busca auxiliar nos eventos da comunidade.

Por que deseja ser vice-prefeito de Mato Leitão? Desejo ser vice-prefeito para ter mais poder de decisão, continuar ajudando os munícipes em seus problemas e manter a parceria com deputados estaduais e federais para que sigam enviando recursos para nosso município. Também ajudar a dar continuidade ao ótimo trabalho que vem sendo feito nos últimos anos.

Volnei André Hochscheidt (PP)

Arcênio e Volnei são os representantes do PP no pleito municipal deste ano

Natural de Venâncio Aires, Volnei André Hochscheidt tem 48 anos e é empresário. Tem uma união estável com Ana Cristina Hinterholz, 47 anos, e é pai de Andressa Hochscheidt, de 21 anos.

Candidatura: Filiado ao Progressistas, concorre em chapa pura do partido, ao lado do candidato a prefeito Arcênio Maldaner.

Formação: Ensino Médio

Trajetória política: Tem dois mandatos como vereador, tendo sido eleito para o cargo em 2016 e 2020.

Representatividade e atuação comunitária: Sempre teve envolvimento comunitário e apoiou diversas entidades, além das áreas esportivas e culturais. Também já integrou diretorias de entidades, tendo sido presidente da Associação de Abastecimento de Água (Asagua) em duas oportunidades, integrante da diretoria da Seubv e presidente do PP em dois mandatos.

Por que deseja ser vice-prefeito de Mato Leitão? Coloquei meu nome à disposição do nosso partido como candidato ao Executivo, no cargo de vice-prefeito, para contribuir com o desenvolvimento dessa terra que me acolheu desde 1994. Acredito no potencial do nosso município e, dessa forma, pretendo me articular para incentivar os setores produtivos – setor primário, indústria, comércio e serviços -, lançando mão da minha experiência de empresário. Acredito, também, no desenvolvimento humano e quero dar ênfase às pessoas, zelando pela qualidade de vida, com investimentos em saúde, educação, esporte e lazer, dando atenção especial da criança ao idoso, com desenvolvimento de políticas públicas pertinentes.



Taís Fortes

Taís Fortes

Repórter da Folha do Mate responsável pela microrregião (Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde) e integrante da bancada do programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido