O lema “não há idade para realizar um sonho” é uma das definições para a candidatura do servidor público Alberto Sausen, 57 anos, do Podemos, para a Câmara de Vereadores de Venâncio Aires. O segundo vereador mais velho da próxima Legislatura também é um estreante na Casa do Povo, após ser eleito com 985 votos para o primeiro mandato. O vereador Gilberto do Santos (MDB), 62 anos, será o mais idoso na Câmara.
Sausen afirma que a votação não foi uma surpresa, pois já projetava em torno de mil votos. Como único representante eleito do Podemos, ele enfatiza que não será oposição, ainda que o partido estivesse na coligação que tinha Giovane Wickert (PSB) como candidato a prefeito. “A minha relação com o Jarbas [prefeito, reeleito pelo PDT) é muito boa, vamos trabalhar juntos.”
Conheça: Stahl volta olhar para educação, segurança pública e 287
Com forte envolvimento nas comunidades, o parlamentar diz que seguirá disponível para a população, ouvindo as reclamações e tentando buscar soluções para os problemas. “Não esquecendo nem do interior, nem dos bairros”, pontua.
Objetivos
Conforme o parlamentar eleito, serão três as principais bandeiras a serem defendidas: agricultura, turismo e estradas. No entanto, ele afirma que as três estão interligadas, pois para desenvolver o turismo, em especial na região serrana, será necessário a pavimentação e manutenção de inúmeras vias, assim como o escoamento necessário para o avanço da produção rural.
Alberto Sausen passou por uma transformação física nos últimos meses. Após realizar uma cirurgia bariátrica, conhecida popularmente como ‘redução de estômago’, procedimento que busca ajudar pessoas com obesidade grave a perder peso e melhorar a saúde, o vereador eleito perdeu 43 quilos em cinco meses.
Uma das obras que elenca como essencial é a pavimentação dos 7,5 quilômetros entre a ERS-422 e Vila Deodoro, para alavancar o turismo na região. “Precisamos dar mais atenção ao turismo, pois divulga o nome do município para o estado e país, e é sustentável, não gera poluição”, afirma.
História de Sausen
Natural de São Carlos, em Santa Catarina, morou no interior do município com os pais, Alexis e Teresa – ambos já falecidos – e outros 14 irmãos. Os pais, naturais de Linha Alto Paredão, no interior de Venâncio, se mudaram para Santa Catarina pela proximidade com a família e, também, para a plantação de milho, soja, feijão e criação de suínos. “Gostava muito de brincar com caminhões e máquinas, até corria atrás das patrolas querendo dirigir”, conta, ao lembra que a brincadeira de criança acabou se tornando a rotina de vida.
Sausen cursou o Ensino Fundamental ainda em São Carlos e o Ensino Médio no Seminário da Sagrada Família, na cidade de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul. Há 24 anos, se mudou para Venâncio Aires e fixou residência no bairro Coronel Brito, onde foi catequista e presidente da Comunidade Católica Nossa Senhora Rainha. Já na Capital do Chimarrão, teve experiência como motorista de caminhão, onde teve a oportunidade de visitar diferentes cidades do país.
Servidor público e agricultor, tem três filhos, Osmar, Moacir e Renata e é casado há 18 anos com Solange da Rosa Sausen. Após passar em concurso público, trabalha há 14 anos em capatazias do interior – como motorista – e, em 2017, foi nomeado capataz em Vila Deodoro. “Foi quando decidi me mudar para a região serrana, para ficar mais perto do trabalho”, destaca. Contudo, ainda mantém residência no bairro Coronel Brito e tem participação na comunidade.
O parlamentar comenta que, no tempo livre, gosta de participar de festas e visitar os amigos. “Já realizei muitos sonhos. Agora, quero ver meus filhos e netos com uma vida feliz, com saúde, trabalho e família unida.”
Trajetória política de Sausen
• Com participação em festas e atuante em comunidades do bairro Coronel Brito e de Vila Deodoro, Alberto Sausen decidiu se filiar, por curiosidade, ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), em 2014.
• Em 2016, concorreu pela primeira vez à Câmara de Vereadores e fez 208 votos. Quatro anos mais tarde, tentou novamente a vaga na Casa do Povo e, dessa vez, foi mais bem-sucedido, com 764 votos (sendo 624 no interior) e acabou como o primeiro suplente da sigla. “Fui o nono mais votado, mas como o partido era muito forte [elegeu cinco nomes], acabei ficando de fora”, relembra. Ele chegou a assumir uma cadeira na Câmara por quatro meses.
• Neste ano, após a dissolução do PTB e fusão com o Patriota para formar o Partido Renovação Democrática (PRD), Sausen optou por uma mudança partidária. Com convite do ex-vice-prefeito, Celso Krämer, resolveu assinar ficha no Podemos – Sausen conta que teve convite de cinco partidos.
• No pleito de 2024, foi eleito com 985 votos, sendo o único representante do Podemos na Câmara de Vereadores para o mandato 2025/2028.
“Já conversei com o prefeito [Jarbas da Rosa, reeleito], tenho uma boa relação com ele e, por isso, não serei oposição. Vou trabalhar, junto com o Executivo, visando o melhor para o município.”
ALBERTO SAUSEN
Vereador eleito
A reportagem da Folha do Mate convidou os candidatos a escolherem o lugar onde seria realizada a entrevista: Alberto Sausen escolheu a sua residência, em Vila Deodoro, nas proximidades da capatazia da localidade. Confira o motivo para a escolha e curiosidades do vereador eleito.