Venâncio tem mais de 6 mil eleitores filiados a partidos; confira a lista de partidos

-

Daqui a um mês começa, oficialmente, a campanha eleitoral dos candidatos a prefeito e vereadores em todo país. Em Venâncio Aires, o cenário indica que quatro pré-candidatos à Prefeitura irão disputar o voto de 53.758 eleitores no dia 6 de outubro. Deste total, 6.016 eleitores da Capital do Chimarrão são filiados a um partido político.
Levantamento realizado pela reportagem da Folha do Mate, com base em estatísticas disponibilizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mostra que Venâncio tem eleitores filiados a 25 partidos. Nove deles têm entre um e cinco filiados.

A exemplo do último pleito municipal, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) segue sendo o partido com o maior número de filiados no município, com 1.290 membros. O partido também é o maior em correligionários no Rio Grande do Sul e o maior do país. Em âmbito municipal, na sequência do MDB está o PDT, com 920 filiados.
Do total de filiados em Venâncio, 3.317 são homens (55%) e 2.699 são mulheres (45%). As estatísticas do TSE também mostram que do total, 4.131 são filiados há mais de 10 anos a um partido. No último ano, 516 eleitores passaram a integrar os quadros partidários.

Em relação ao último pleito municipal, realizado em 2020, Venâncio Aires registrou uma redução de 119 filiados. Em 2020, o município chegou a 6.135 eleitores vinculados a um partido, o maior número ao longo da série histórica da Justiça Eleitoral.
Conforme o chefe do Cartório Eleitoral de Venâncio Aires, Eduardo Mosman, dos 25 partidos com eleitores filiados na Capital do Chimarrão, 13 não estão ativos no Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias do TSE. São eles: PRD, PCdoB, Solidariedade, PSOL, Rede, Novo, PV, Avante, PRTB, UP, Agir, Mobiliza e PSTU. “Se forem regularizadas até a convenção poderão participar do pleito”, observa.

16 de agosto é a data de início da campanha eleitoral. A partir deste dia, candidatos podem distribuir santinhos e realizar carreatas e comícios para divulgar seus currículos e propostas.

Análise

Na opinião do professor e pós-doutor em Direito, Ricardo Hermany, hoje os partidos com representação local não buscam mais quantidade de filiados, mas sim, potenciais candidatos ao cargo de vereador. “As pessoas se dividem muito mais em governo e oposição ao invés de partido A ou B”, observa.
Outra característica da política local é apoiadores que seguem determinada liderança nacional, independente da agremiação partidária em que está filiada.
Ao analisar o ranking local de filiados, o professor observa que o terceiro maior partido em número de filiados teve a saída praticamente total de seus representantes. “É exemplo claro da desconexão entre o número de filiados e a força efetiva no arranjo político municipal”, destaca.

Hermany se refere ao PRD, partido criado em 2022, a partir da fusão do Patriota e do PTB. Nas eleições gerais de 2022, último pleito realizado, o PTB era o terceiro maior partido em Venâncio, com 731 filiados. Foi também o partido que mais elegeu vereadores em 2020: cinco das 15 cadeiras. Com a mudança, cada um dos eleitos acabou se filiando a outros partidos.
Para Hermany, há um progressivo enfraquecimento dos partidos políticos no Brasil, o que reflete na realidade local. “A baixa adesão de novos filiados nos últimos dez anos desatualiza a força do ranking partidário e coloca as pautas atuais – muitas delas totalmente desconectadas das competências municipais, o que não é positivo – no centro do processo político”, observa.

No Brasil e RS

  • No Brasil são 16.356.257 eleitores filiados. MDB, PT, PRD, PP e PSDB são os cinco maiores partidos.
  • No Estado do Rio Grande do Sul são 1.323.254 de eleitores filiados. MDB, PDT, PP, PT e PRD são os maiores partidos.
  • Em adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), desde 2021 o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não divulga mais a relação dos nomes dos eleitores filiados.

Convenções iniciam no sábado

O calendário das eleições municipais deste ano estabelece o período entre 20 de julho e 5 de agosto para os partidos políticos realizarem as convenções partidárias, que são as reuniões que deliberam sobre os candidatos que irão disputar os cargos, neste ano, de prefeito, vice-prefeito e vereador.
O chefe do cartório eleitoral de Venâncio Aires, Eduardo Mosman, estima que Venâncio Aires terá, em torno de, 150 candidatos a vereador no pleito deste ano. O número será menor, pois nesta eleição os partidos não concorrerão mais coligados. Cada sigla ou federação terá sua própria nominata com 16 candidatos cada (o número refere-se a 15 cadeiras na Câmara local mais um).



Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora da Folha do Mate. Coordena a produção jornalística multiplataforma do grupo de comunicação. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido