Em sessão realizada na noite desta segunda-feira, 1º, a Câmara Municipal de Vereadores de Venâncio Aires apreciou e aprovou, por unanimidade, três projetos de lei e sete moções. O encontro semanal durou aproximadamente três horas e teve um momento inusitado: parte da iluminação do Plenário Vicente Schuck se desligou em determinado momento da sessão.
O presidente da Casa, vereador Tiago Quintana (PDT), chegou a interromper as atividades para comentar sobre o imprevisto e reforçar a necessidade de reformas na sede do Legislativo. “Tivemos um problema elétrico aqui. Nos perdoem este vexame da Câmara”, declarou. Na sequência, o vereador Cesar Garcia (PDT), que faria uso da tribuna, brincou com a situação. “Vamos lá, fazer minha manifestação aqui nesta escuridão”, afirmou o pedetista.
Abaixo, as matérias aprovadas por todos os vereadores:
Projeto de Lei do Executivo número 002/2021: Autoriza a abertura de créditos suplementares por anulação de dotação orçamentária.
Projeto de Lei do Executivo número 005/2021: Autoriza o Poder Executivo a prorrogar as contratações temporárias de médico clínico geral e médico auditor, decorrentes da Lei número 6.681, de 20 de outubro de 2020.
Projeto de Resolução número 004/2021, do vereador Tiago Quintana (PDT): Institui a comissão provisória denominada “Crise Hídrica”, que trata da criação de um reservatório de água no município de Venâncio Aires.
Moção de Apelo número 008/2021, do vereador Elígio Weschenfelder, o Muchila (PSB): Pede a substituição de poste de madeira danificado, em Linha Cerro dos Bois, no interior de Venâncio Aires.
Moção de Apelo número 009/2021, do vereador Elígio Weschenfelder, o Muchila (PSB): Solicita a instalação de uma sinaleira no entroncamento das ruas Herval Mirim e Dr. Joaquim, entre os bairros Brands e Macedo, na RSC-453.
Moção de Aplauso número 010/2021, da vereadora Janete Brandão (PSD): Reconhece o trabalho desenvolvido pelos funcionários públicos integrantes da Patrulha Agrícola, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, pelo comprometimento no abastecimento de água às famílias rurais.
Moção de Apelo número 011/2021, do vereador Diego Wolschick (PTB): Encaminhada ao governador Eduardo Leite, ao titular da Secretaria de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, e ao comandante-geral da Brigada Militar, coronel Rodrigo Mohr Picon, pede a instalação de um posto da Brigada Militar, com disponibilização de efetivo, em Vila Deodoro, no 3º Distrito.
Moção de Aplauso número 012/2021, do vereador Gerson Ruppenthal (PDT): Reconhece o trabalho prestado pelas equipes da linha de frente de combate à Covid-19 em Venâncio Aires.
Moção de Apoio número 013/2021, dos vereadores Tiago Quintana (PDT) e Ricardo Landim (PSL): Defende o Projeto de Lei número 5.074/2020, de autoria do deputado federal Marcelo Brum (PSL/RS), que tramita na Câmara, em Brasília.
Moção de Apoio número 014/2021, do vereador Ricardo Landim (PSL): Defende o Projeto de Lei número 2.564/2020, de autoria do senador Fabiano Contarato (Rede-ES), que regulamenta o piso salarial nacional da Enfermagem.