A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ireno Bohn será ampliada em 455 metros quadrados. A obra está estimada em R$ 255 mil. O projeto de lei, oriundo do Executivo, foi aprovado pelos vereadores na noite de terça-feira, 14. O educandário conta com 105 alunos matriculados, divididos em cinco turmas.
O projeto contempla a construção de três salas de aula, almoxarifado, sanitários masculino e feminino e refeitório. “A ampliação garante o aproveitamento do subsolo, além de adequações do espaço de cozinha, refeitório e lavanderia, existentes no projeto original”, informou o prefeito Carlos Bohn, em sua mensagem justificativa ao projeto de lei.
Ainda foi argumentado que, por a escola ser de tempo integral e as crianças permanecerem aproximadamente dez horas por dia no local, a ação requer ampla estrutura com espaços apropriados para atividades pedagógicas. Atualmente, são seis salas de aula, sendo que uma está sendo usada para refeitório.
O projeto foi elogiado por vereadores da situação e oposição. Emerson Kirch (PSDB), mais conhecido por Kiko e Volnei André Hochscheidt (Progressistas) lembraram que a medida permite implementar o sexto ano do Ensino Fundamental na instituição.
Na sessão, a única falta registrada foi a do presidente do Legislativo, Osmar Renê Bick (PSDB). Foi apresentado atestado médico para justificar a sua ausência. Em seu lugar, assumiu interinamente a presidência, o também tucano Rony Stöhr.