“Foi um ano bastante intenso.” Assim o prefeito de Mato Leitão, Carlos Bohn definiu 2021. Durante entrevista à reportagem da Folha do Mate ele destacou diversos projetos que foram executados neste ano. Entre eles está os avanços na área da educação, com a construção da quadra de esportes e estruturação de toda a área externa da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Vó Olga, com a instalação de brinquedos.
“Eram obras necessárias por causa do número de alunos, por ela ser uma instituição de tempo integral e precisar desse espaço. No início do ano que vem será feito o cercamento dessa parte, para concluir o projeto”, informa Bohn. Ainda na Educação, ele cita o projeto de instalação do sistema de energia solar, que hoje abastece as três escolas municipais e o ginásio Tonhão, em Vila Santo Antônio.
Além disso, neste ano, iniciaram duas importantes obras de ampliação da estrutura física da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ireno Bohn – a construção da quadra esportiva e a ampliação do espaço pedagógico, a partir do fechamento do subsolo com a construção de salas de aula, cozinha, lavanderia e refeitório.
“A ideia é ter isso pronto para o início do próximo ano letivo”, projeta Bohn. Com o aumento do número de salas de aula, a expectativa é abrir mais uma turma no educandário, provavelmente de 4º ano, tendo em vista a demanda existente. O prefeito também salientou a qualificação nos atendimentos à população, a partir do trabalho de todas as secretarias municipais. “Buscamos proporcionar melhor qualidade de vida para as pessoas que vivem aqui.”
Empresas e setor primário
Outra ação que teve continuidade no segundo mandado do prefeito Carlos Bohn e do vice Arly Stöhr, o Flecha, foi o incentivo para empresas e agricultores. Bohn também ressalta o reinício das atividades das duas maiores empresas do município, a Calçados Beira Rio e a Biscobom Alimentos, que foram atingidas por incêndio em 2020 e em 2021, respectivamente.
“É determinante essa política de incentivo para as empresas e os produtores. Isso precisa ser uma constante. Felizmente tanto a Calçados Beira Rio quanto a Biscobom se reergueram e retomaram as atividades e as famílias voltaram a ter seus empregos”, salienta, ao mencionar a importância de outras empresas já existentes na Cidade das Orquídeas terem ampliado e novos empreendimentos terem se instalado no município.
“Tivemos um impacto significativo na arrecadação do ICMS [Mato Leitão teve uma queda de 9,7% no índice de retorno, o que representa cerca de R$ 1 milhão], principalmente por causa dos incêndios das duas maiores empresas, mas graças ao setor primário e as demais empresas, esse impacto não foi maior”, avalia.
Asfalto nas Poliédricas se tornou realidade
2021 também foi o ano no qual uma antiga reivindicação da comunidade se tornou realidade: a Estrada Poliédricas recebeu o capeamento asfáltico, a partir de um investimento de R$ 1,4 milhão feito com recursos próprios da Prefeitura. Além disso, em dezembro, a Administração Municipal recebeu a confirmação de que o Município foi contemplado com recursos do Governo do Estado para pavimentar, a partir do início de 2022, o restante da via que liga a sede do município ao distrito de Vila Santo Antônio.
Em janeiro, a empresa PAP também iniciará a obra de pavimentação da rua Alceu Goerck e de trecho da Zeno Assmann. A ideia do Executivo é continuar com as obras de pavimentação em ritmo acelerado. Nesta semana, foi empenhado o recurso de uma emenda parlamentar do deputado federal Lucas Redecker (PSDB) para pavimentação de dois trechos no Centro: um na rua Boa Vista (ao lado do Posto Kiosque) e outro na rua 10 de Novembro. Um terceiro trecho, na rua Fernando Rohde (sequência da Seubv), será pago com recursos próprios do Município.
“Estamos falando de três obras de pavimentação. Uma que inicia imediatamente, assim que a empresa, que já está contratada, retornar das férias coletivas. Em fevereiro estaremos com essa obra concluída. Nesse tempo, vai acontecer o início das obras na continuação das Poliédricas, com a execução da nossa parte e definição da empresa. Nesse período, também vamos tratar da contratação das outras três ruas. A ideia é não parar. Estamos preparados para seguir com essa intensidade em termos de obra”, afirma o chefe do Executivo.
“Apesar das dificuldades foi um ano bem positivo, que conseguimos nos superar e termos avanços importantes.”
CARLOS BOHN – Prefeito de Mato Leitão
Pavimentação no interior
• Uma quarta frente de pavimentação deve iniciar no ano que vem. Isso porque a Prefeitura pretende encaminhar o asfaltamento para mais uma localidade do interior. Para isso, o Município vai fazer a contratação de três projetos em 2022.
• Um deles é em direção a Vila Arroio Bonito (até a entrada da Linha Hillesheim); outro em direção a Vila Sampaio (até o acesso ao condomínio avícola); e o terceiro em direção à Linha Boa Esperança Alta. Um desses projetos será executado em 2022, provavelmente no segundo semestre.
Outros projetos
Neste ano, também foi construída a rua coberta ao lado do Colégio Estadual Poncho Verde e foi concluída a obra de ampliação da UBS Central, que contempla a Clínica Municipal de Fisioterapia e espaço para almoxarifado.
Em 2021, iniciou a obra de construção do centro administrativo, que deve ser concluída em 2022. Junto com esse projeto, será executada a instalação de uma estação de energia solar, que abastecerá os setores públicos. “A partir da inauguração do centro administrativo vamos ter toda energia gasta pelos órgãos municipais gerada pelo próprio Município”, observa Carlos Bohn.
No próximo ano, a Prefeitura fará o loteamento do espaço remanescente da área industrial, com a estruturação de 12 lotes, que serão disponibilizados para a instalação de novas empresas no município. No início do próximo ano, também será retomado o projeto de construção de passeio público em parceria com os moradores.
Também será executado o projeto que prevê mais uma ampliação na UBS Central, com a reformulação do espaço físico e criação de um Centro de Atenção da Mulher. Além disso, serão estruturadas salas específicas para atendimentos de pediatria, psicologia, fonoaudiologia e nutrição, e espaço de acolhimento para as crianças que aguardam pela consulta médica.
Outra meta da Prefeitura para o próximo ano é avançar nas questões relacionadas à venda de produtos de origem animal, por meio do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF-RS), e retomar a feira do produtor rural em novo local, junto à rua coberta.