O Ministério Público Eleitoral (MPE) indeferiu a candidatura a vereador do ex-secretário de Meio Ambiente, Clóvis Schwertner (PSB). De acordo com o promotor eleitoral João Afonso da Silva Beltrame, a candidatura ao Legislativo está inviabilizada porque Schwertner tem dois processos de rejeição de contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas com trânsito em julgado.
Conforme documentos anexados ao pedido de registro de candidatura de Schwertner no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele teria cometido irregularidades em processos de tomada de contas, em 1998 e 1999, quando era delegado federal da Delegacia Federal da Agricultura no Rio Grande do Sul (DFA-RS), órgão do Ministério da Agricultura. Em 2014 as ações transitaram em julgado, o que torno o ex-secretário de Meio Ambiente inelegível até o dia 11 de junho de 2022.
No despacho, Beltrame destacou que “importa registrar que, contra a decisão desfavorável, o candidato manejou diversos recursos no âmbito do Tribunal de Contas da União (TCU), contudo, todos foram rejeitados, motivando o trânsito em julgado”. A reportagem da Folha do Mate tentou contato com Schwertner para oportunizar o contraditório, mas ele não foi encontrado para se manifestar.