Parlamentar do PDT está afastado desde fevereiro deste ano, quando testou positivo para coronavírus. Ele ficou muito tempo internado na UTI do HSSM (Foto: Arquivo FM)
Parlamentar do PDT está afastado desde fevereiro deste ano, quando testou positivo para coronavírus. Ele ficou muito tempo internado na UTI do HSSM (Foto: Arquivo FM)

A sessão da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires vai ser especial e emocionante no dia 5 de julho. Isso porque estará de volta ao Legislativo o pedetista Gerson Ruppenthal, que está afastado das atividades desde fevereiro deste ano, quando teve diagnóstico positivo para o coronavírus.

Ele permaneceu por vários dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), a maior parte do tempo intubado. Teve mais de 80% dos pulmões comprometidos, mas conseguiu se recuperar e teve alta hospitalar no dia 30 de abril, uma sexta-feira.

Além da luta pela própria vida, o vereador acompanhou, em parte, o drama da esposa, Sirlei de Silva, que também precisou ser internada em razão da doença e faleceu aos 44 anos. Quando deixou o hospital, Ruppenthal ficou em recuperação na casa da família, no bairro São Francisco Xavier.

MUDANÇAS

A confirmação do retorno do pedetista acarretará algumas mudanças no cenário político. Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT), suplente que está na vaga de Ruppenthal, deixará a Câmara. É possível que ela retome a função de secretária de Planejamento e Urbanismo, a qual ocupava antes de ir para o Legislativo.

No entanto, não está descartada a possibilidade de ela voltar aos atendimentos como assistente social (é servidora concursada) e permitir que Gustavo André Gradaschi Von Helden (PDT) permaneça à frente da pasta. O advogado assumiu a secretaria quando Ana foi para o Legislativo. As alterações só serão confirmadas depois que os envolvidos tiverem encontro com o prefeito Jarbas da Rosa (PDT).