O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa (PDT), protocolou nesta sexta-feira, 29, na Câmara de Vereadores, projeto de lei que prevê a extinção de 22 cargos em comissão (CCs) do quadro geral de servidores do Município. Conforme a redação da proposta, são 20 vagas de chefes de turma e outras duas de chefes de setor e equipe. De acordo com o prefeito, a iniciativa se deve à promessa feita em campanha, quando garantiu que, se eleito, reduziria em 30% os gastos com contratados por meio de indicação política.
Jarbas foi pessoalmente ao Legislativo, onde foi recebido pelo presidente Tiago Quintana (PDT). A expectativa é de que a matéria seja apreciada no Plenário Vicente Schuck na primeira sessão após o Carnaval, depois de tramitar no jurídico e nas comissões. Como tem maioria na Câmara – oito votos contra sete da oposição -, o pedetista tem boas expectativas no que se refere à aprovação do projeto. A intenção, no entanto, é de que os oposicionista também apoiem a iniciativa, o que resultaria em unanimidade acerca da matéria.
“Tendo em vista que os cargos estavam ocupados e foram projetados no orçamento de 2021, acreditamos que esse é mais um esforço especial para reduzir o déficit anual.”
JARBAS DA ROSA – Prefeito de Venâncio Aires
Economia
O chefe do Poder Executivo calcula uma economia de aproximadamente R$ 500 mil por ano com a medida, somados os salários e encargos sociais referentes aos 22 CCs que estão sendo extintos. “O momento é de fazer cortes, especialmente em virtude do déficit de R$ 23 milhões que nossa equipe econômica diagnosticou para o ano de 2021”, declarou.