Justiça analisa denúncias de coligações

-

A eleição para a Prefeitura Municipal de Venâncio Aires ganhou um fato novo na sexta-feira, 30, a partir da confirmação de que as coligações ‘Unidos por Todos’, de Giovane Wickert (PSB) e Celso Krämer (PTB), e ‘Aliança pelo Desenvolvimento’, de Jarbas da Rosa (PDT) e Izaura Landim (MDB), estão se degladiando na Justiça.

O primeiro ato foi do 40, que encaminhou representação reivindicando a impugnação da candidatura de Jarbas, com a alegação de que o pedetista teria emitido receitas e atendido no posto de saúde do bairro Coronel Brito após ter desincompatibilizado para concorrer ao Executivo.

Para sustentar a argumentação, foram levados à Justiça documentos que, em tese, comprovariam o cometimento de irregularidades por parte de Jarbas. De acordo com o advogado André Linck, que representa a coligação ‘Unidos por Todos’, “os fatos encaminhados ao Juízo foram os que chegaram por meio de denúncia anônima”.

O advogado acredita que a Justiça Eleitoral julgará o processo com celeridade, para que a discussão não se arraste para além da eleição. “De minha parte, tenho a dizer que atuo tecnicamente, na defesa do que a coligação entende como correto. Vamos aguardar os ritos processuais”, comenta Linck.

CONTRA-ATAQUE
Menos de 10 horas após ser demandada judicialmente, a coligação ‘Aliança pelo Desenvolvimento’ contra-atacou. Foi à Justiça com a sustentação de que as receitas apresentadas pelos adversários tiveram datas rasuradas, o que configuraria falsificação de documentos. As datas originais, segundo a defesa de Jarbas, seriam 17/3/20 e 01/6/20, mas teriam sido modificadas para 17/9/20 e 01/10/20, com rasuras nos números referentes ao meses.

Na sexta-feira à tardinha já circulava nas redes sociais um vídeo gravado pelo candidato Jarbas da Rosa, no qual ele nega ter cometido qualquer irregularidade e pede à Justiça rigor nas investigações. “Desde o início da campanha, trabalhamos de uma maneira honesta, com uma campanha limpa e sem muito dinheiro. Infelizmente, esta postura não vem sendo adotada pelo atual prefeito, seus comandados e porta-vozes. É triste, é lamentável, que coisas forjadas, fake news, e pior do que isso, falsificação de documentos públicos sejam motivo de tentativa de nos derrubar. O desespero deles bateu à porta”, declara o candidato oposicionista.

 

“Levamos ao Judiciário documentos originais, mostrando a farsa que eles montaram. Iremos até as últimas consequências, para identificação dos autores desta farsa.”
JARBAS DA ROSA
Candidato do PDT à Prefeitura

 

“Existe um fato agravante, por isso a coligação encaminhou a representação à Justiça. Temos que deixar a investigação acontecer. Quem diz que é falso? E se for fiel?”
GIOVANE WICKERT
Candidato do PSB à Prefeitura

Julgamento deve ocorrer na terça-feira, dia 3

O juiz eleitoral João Francisco Goulart Borges informou à reportagem da Folha do Mate, na sexta-feira, 30, que deve julgar o processo na próxima terça-feira, dia 3 de novembro. No mesmo dia, de acordo com Goulart Borges, devem ser ouvidas testemunhas arroladas. O magistrado afirmou que tem uma impressão a respeito dos documentos apresentados, mas preferiu aguardar o encerramento da instrução para se pronunciar.

O juiz deve ouvir o candidato Jarbas da Rosa, pacientes dele no posto de saúde e responsáveis pela chefia do médico, além de representantes da Prefeitura de Venâncio Aires e o profissional que substituiu Jarbas da Rosa no posto de saúde do bairro Coronel Brito. “Temos a representação pela impugnação da candidatura, que inclusive já foi deferida, e também um procedimento com um espectro maior, que é a investigação de eventual atuação após desincompatibilização. Vamos apurar tudo a fundo”, declarou.

POLÍCIA FEDERAL
O promotor eleitoral João Afonso da Silva Beltrame comunicou que extrairá cópia do expediente e encaminhará para a Polícia Federal “para apuração de eventual crime de falsidade ideológico e/ou uso de documento falso”. Ele também afirmou que vai aguardar a oitiva das testemunhas arroladas “para o esclarecimento dos fatos, principalmente acerca da data das consultas realizadas”.

Beltrame ainda pediu intimação da Prefeitura Municipal de Venâncio Aires “para que apresente documentos originais juntados com a inicial” e solicitou que os requerentes expliquem “a forma pela qual tiveram acesso aos documentos que possuem dados sensível da Prefeitura Municipal de Venâncio Aires, os quais não são públicos”. Todos os pedidos foram deferidos pela Justiça.

“A questão da falsificação, se ficar comprovada, é fato muito grave. A olho nu dá a impressão de que foi adulterado, mas vamos aguardar pela perícia. Em caso positivo, vamos apurar quem foram os responsáveis por conduzir estes documentos à esfera judicial. E essas pessoas vão se incomodar.”
JOÃO AFONSO BELTRAME
Promotor eleitoral

Segundo a portaria número 28.636 da Prefeitura Municipal de Venâncio Aires, o médico Jarbas da Rosa, lotado no posto de saúde do bairro Coronel Brito, desincompatibilizou da função no dia 14 de agosto.



Carlos Dickow

Carlos Dickow

Jornalista, atua na redação integrada da Folha do Mate e Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido