Está marcada para esta segunda-feira, 3, a retomada dos trabalhos da Câmara de Venâncio Aires. A reunião marca o início dos encontros ordinários dos vereadores em 2020.
Na prática, não será a primeira do ano, porque no último dia 23, os parlamentares já se reuniram, ainda que rapidamente e de forma extraordinária, para votar o repasse de R$ 1 milhão ao Hospital São Sebastião Mártir. Mas, na próxima segunda, a sessão deve contar com todos os vereadores e algumas definições necessárias, como das comissões permanentes e indicações de bancadas, além do encontro preliminar, votação de projetos e período de comunicação.
Segundo Helena da Rosa (MDB), presidente da Câmara em 2020, a tendência é de que seja um encontro extenso, devido à quantidade de matérias e demais envios que tramitam na casa há alguns dias. “Os projetos do Executivo, que vieram como urgentes, vamos votar. Os demais, incluindo do próprio Legislativo, os pedidos de providência, requerimentos e moções, ainda poderemos definir na reunião das 18h [das comissões, no Plenarinho João Jorge Hinterholz]”, adiantou.
Dos projetos urgentes mencionados por Helena, um deles é para que seja incluído no orçamento municipal os mais de R$ 4 milhões que virão do Ministério do Meio Ambiente e que serão usados para reestruturar a gestão de resíduos urbanos.
ROTEIRO
- Na segunda, ainda antes da reunião preliminar, os vereadores participam de um ato em frente ao Plenário Vicente Schuck, para que sejam hasteadas bandeiras novas. Será às 17h45min.
- Às 18h deve começar a reunião das comissões, no Plenarinho João Jorge Hinterholz, onde também pode ser decidido o que vai à votação. “Vamos formar as novas comissões e a ideia é deixar bem livre para a composição dos grupos”, destacou Helena da Rosa.
- Já às 19h30min, está previsto o início da sessão ordinária. Na ordem do dia publicada no site da Câmara de Vereadores, há três projetos de lei do Executivo para votação em regime de urgência e nove requerimentos de vereadores, a maioria referente a homenagens a pessoas e empresas.
“Que seja um ano de paz e muito trabalho”, diz Helena
Em 2020, Helena da Rosa (MDB), comandará os encontros dos vereadores. Eleita presidente após uma série de episódios envolvendo o pleito, durante sessão extraordinária em 30 de dezembro, a vereadora disse que “estão todos ansiosos e felizes, e que seja um ano produtivo e de fortalecimento do parlamento.”
Ainda conforme Helena, é esperada a colaboração de todos os vereadores e que todos os projetos importantes para o município serão bem recebidos. “Espero que seja um ano de paz e de muito trabalho em 2020.”
Ao lado dela, na Mesa Diretora, ainda estão a vice-presidente Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT), o primeiro secretário Nelsoir Battisti (PSD) e segundo secretário Ciro Fernandes (PSC).
SOBRAS
Preocupada com a necessidade de reformas no prédio do Legislativo, a presidente adiantou que será necessária a realização de várias obras, incluindo melhorias em pisos, telhado e internet. No entanto, ela destacou que o primeiro recurso das sobras no orçamento da Câmara devem ser repassados para o Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), o qual passa por dificuldades financeiras.