Legislativo terá comissão para discutir a crise hídrica em Venâncio Aires

-

O presidente da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, Tiago Quintana (PDT), irá apresentar na próxima sessão a criação de uma comissão temporária para discutir a crise hídrica. O anúncio foi feito na noite desta segunda-feira, dia 18. A intenção é convidar e contratar profissionais técnicos da área, para que junto com os vereadores, proponham um plano que será entregue ao Executivo e a Corsan. A intenção é criar um estudo detalhado com opções que possam garantir o abastecimento de água pelos próximos 50 anos na Capital do Chimarrão.

O projeto pode conter nesse estudo detalhes de criação de um lago artificial que, em parceria com a iniciativa privada, garanta o represamento de água, mas que também sirva de opção de lazer e turismo para Venâncio Aires e região. A intenção é de que os técnicos apontem de forma clara os possíveis caminhos e formas de viabilizar a criação do lago. Quintana quer que a conclusão do estudo em seis meses.

A intenção é propor um projeto ainda mais arrojado ao existe em Santa Cruz do Sul, que criou o Lago Dourado para garantir o abastecimento da área urbana do município vizinho. Mais do criar um caminhodrómo ao redor do espelho d’água, localmente é imaginado também um espaço para uso de jet ski e local com residências ou cabanas.

Quintana destacou ainda que um projeto com essa envergadura não se concretiza em um único governo, mas que precisa ser iniciado em algum momento, mesmo que pareça muito futurístico, para dar garantia a longo prazo no abastecimento de água.

MADEREIRA HAAS

Foi aprovado projeto que autoriza o Executivo a conceder incentivo econômico à empresa Madeira Haas Ldta. O incentivo econômico autorizado garante a restituição do retorno do percentual de 50% do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) pelo período de cinco. O incentivo econômico compreenderá os exercícios de 2021, 2022, 2023, 2024 e 2025. Em contrapartida ao incentivo recebido, a empresa se compromete com o incremento no faturamento em mais R$ 2 milhões.

FRENTE PARLAMENTAR

Os vereadores Sandra Helena Wagner (PSB) e André Kaufmann (PTB) tiveram aprovados projetos de resolução que institui na Câmara de Vereadores, a Comissão Especial denominada “Frente Parlamentar de Desenvolvimento Rural do Município de Venâncio Aires” para o ano de 2021.

TABACO

A vereadora Janete Brandão (PSD) teve aprovada moção para ser encaminhada ao ao diretor da CTA Continental Tobaccos Alliance S/A, Eduardo Renner; ao direto da Alliance One Brasil, Fernando Eduardo Simoni Limberger; ao diretor da China Brasil Tabacos, Ricardo Maciel Jackisch; ao diretor da Tabacos Marasca, Moacir Marasca; ao diretor da UTC Brasil, Carlos Eduardo Genehr apelando para a valorização na compra do tabaco em especial aos agricultores do município de Venâncio Aires.

EGR

Foi aprovada moção, de Ezequiel Stahl (PTB) endereçada ao presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Urbano Schmitt, solicitando melhorias nas condições da RSC-287, em especial entre o pedágio de Vila Arlindo e Vila Mariante.

RGE

Já o vereador Gerson Ruppenthal (PDT) teve aprovado pedido para realização de audiência pública referente a energia elétrica, no dia 26, com a presença da direção local da RGE.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido