Luciano da Ambulância: conheça o vereador mais votado de Mato Leitão

-

Luciano André Vargas (MDB), o Luciano da Ambulância, 43 anos, foi o vereador mais votado de Mato Leitão, com 230 votos. Natural de Porto Alegre, o filho de Adão Vargas (já falecido) e Maria Elana Vargas, moradora de Linha Estância São José, no interior de Venâncio Aires, reside há 23 anos em Mato Leitão.

Servidor público municipal há quase 16 anos, ele já foi motorista de caminhão na Secretaria Municipal de Obras, Viação e Trânsito e, há cerca de 14 anos é um dos condutores dos veículos da Secretaria Municipal de Saúde, entre eles, as ambulâncias.

Vargas é Casado com a médica cubana Yanin Blanco Zapata e tem duas filhas: a Laís, de 2 anos, e a Mylena, de 22 anos (do primeiro casamento). O vereador eleito no domingo cursou o Ensino Médio no Colégio Estadual Poncho Verde, de Mato Leitão e iniciou Química Industrial na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), mas não concluiu a graduação.

Campanha

Em relação ao período de campanha, Vargas ressalta que, por causa do tempo reduzido, não conseguiu realizar todas as visitas que desejava. “Um desafio foi que nem sempre eu encontrava as pessoas em casa, pois estavam trabalhando”, relata. Ele ressalta que recebeu o apoio da esposa, da família e dos amigos. “Também do Devanir Heinen, que é meu vizinho e que considero um irmão mais velho”, acrescenta.

O vereador conta que realizou as visitas por etapas, optando por ir um dia em cada localidade. “As visitas foram bem proveitosas. Pude escutar o que pessoal tinha para dizer, as necessidades, as queixas, o que esperavam dos vereadores e do prefeito. Tive uma ótima aceitação por parte de todos. Quando ia embora, eles diziam que ia dar certo”, comenta.

Entrevista

Folha de Mato Leitão: Quando iniciou sua história com a política? Já concorreu em outras eleições ou ocupou cargos públicos?

Luciano Vargas: Minha história na política sempre foi mais como espectador, não agindo diretamente. Nunca tinha participado ativamente.

O que te motivou a concorrer como vereador?

O que me motivou a concorrer foi como falei em minhas visitas. O pessoal me pedia alguns favores, como se eu conseguia falar com alguém para ver algo que eles necessitavam. Eu repassava e sempre me diziam que não dava. Por isso, resolvi entrar, conseguir uma vaga e levar os problemas direto onde é o ponto certo. Nas visitas que fiz, me passaram vários problemas que devem ser levados à Administração e serem resolvidos. Outra coisa é aproveitar a porta que se abriu em Porto Alegre junto ao deputado Edson Brum (MDB) para fazer uma parceria e ir atrás de verbas para nosso município. Ele disse ‘Luciano, você vêm muito a Porto Alegre. Meu gabinete está aberto. Quero muito ajudar você e seu município.’

Quais ações você pretende colocar em prática no mandato como vereador?

Levar as necessidades até a Administração e junto procurar resolvê-las. Aproveitar a parceria com deputados e trazer recurso para o Município, em diversas áreas, como saúde e agricultura. Também na fiscalização dos bens públicos, dos recursos recebidos, para que eles sejam empregados de maneira certa. E, principalmente, trabalhar para todos igualmente. Pretendo buscar algo para suprir os déficits da agricultura, como incentivo para os produtores que tiveram uma perda considerável em suas plantações. Na saúde, procurar incentivo para modernizar ainda mais o atendimento aos pacientes. Auxiliar também no desenvolvimento de escolinhas para as crianças e procurar uma parceria com ONG para suprir um dos grandes problemas que temos, que é o abandono de animais. Ainda pretendo elaborar junto a um veterinário um dia para castração dos animas.

O que representa ter sido eleito vereador da Cidade das Orquídeas?

Representa uma oportunidade de ajudar a suprir os anseios da comunidade em geral.

Para você, o que torna Mato Leitão um município desenvolvido?

Para mim o que torna Mato Leitão mais desenvolvido é o fato de ele proporcionar riquezas, qualidade de vida e novos empregos em diversas áreas.

Perfil

A partir de hoje, a Folha de Mato Leitão inicia a série de matérias com os perfis dos vereadores eleitos para o próximo mandato em Mato Leitão. Na próxima quinta-feira, 26, serão divulgadas as entrevistas com Rony Stöhr (PSDB) e Kiko (PSDB). Depois, no dia 3 de dezembro, será a vez de Bick (PSDB) e Clair (Progressistas). Na edição do 10 serão divulgados os perfis de Gustavo Maldaner (MDB) e Volnei (Progressistas) e, no dia 17, de Marcela Eggers (PDT) e Zeca Rodrigues (PDT)



Taís Fortes

Taís Fortes

Repórter da Folha do Mate responsável pela microrregião (Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde) e integrante da bancada do programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido