Pela primeira vez na história, a Câmara de Vereadores de Mato Leitão terá uma mulher na presidência. Marcela Machry Eggers (PDT) foi eleita para ocupar o cargo em 2023 na noite da última terça-feira, 27, durante a sessão ordinária do Legislativo. Vereadora de primeiro mandato, a pedetista ocupava o cargo de 1ª secretária na Mesa Diretora de 2022.
Luciano Vargas (MDB), que foi presidente da Casa neste ano, será vice-presidente em 2023. Ainda ocupam cargos na Mesa Diretora Emerson Kirch, o Kiko (PSDB), como 1º secretário, e Selson Kirch (PDT), como 2º secretário. Ambos também já participavam do comando do Legislativo neste ano. Logo após ser empossada para o cargo, Marcela agradeceu a confiança e o respeito dos colegas para a realização da eleição e salientou que essa é uma missão desafiadora.
Ela também salientou o compromisso com os colegas vereadores, no sentindo de atuar da forma mais imparcial possível, para que todos possam desenvolver a função de presentar os moradores de Mato Leitão. “Estou muito feliz e agradecida e gostaria de pedir que Deus ilumine o nosso caminho em busca de ações e respostas positivas sempre em prol do nosso povo”, destacou.
“Sei que é uma missão bem desafiadora e tenho ainda mais a responsabilidade de ser a primeira presidente mulher a dirigir essa casa nos 30 anos de existência da Câmara de Vereadores. É um fato de grande importância para mim e acredito que também ficará na história do município.”
MARCELA MACHRY EGGERS – Presidente do Legislativo em 2023
Planos
Em entrevista à Folha do Mate, a presidente do Legislativo em 2023, ressaltou que pretende dar continuidade a ações voltadas à causa animal, tema que defende desde a campanha eleitoral. Marcela também pretende apoiar e liderar atividades na área da educação.
A vereadora ainda mencionou que, junto dos colegas da Casa, pretende regulamentar no próximo ano sessões solenes para a realização de homenagens, a exemplo da que ocorreu em 1º de novembro, quando 17 estudantes e professores do município, que participaram dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs), foram agraciados.