Melhorias na sinalização e qualificação da equipe são metas da Segurança

-

A Secretaria de Segurança Pública está sendo comandada pelo prefeito Jarbas da Rosa (PDT) e conta com a liderança do assessor da pasta – que acumula também as chefias do Departamento de Trânsito e do Setor de sinalização, além da coordenação da Defesa Civil -, sargento Jair Amadeu Garcia da Rosa. A pasta, que foi implementada na Administração anterior, deve seguir neste mandato e tem como metas já estipuladas realizar melhorias na sinalização das vias e qualificar a equipe à disposição.

O prefeito ressalta que alguns projetos terão que ser colocados em prática somente agora, pois não foram realizados com a finalidade correta. “No último governo, foi tomado R$ 1 milhão a título de empréstimo para a secretaria, mas não foi usado todo o montante para esta pasta”, sustenta Jarbas. Ele ressalta ainda que os recursos serão utilizados para garantir a sequência das ações da Secretaria de Segurança Pública.

Jarbas e Garcia lamentam que a pasta não foi passada de forma adequada para o atual governo, não teria havido uma transição correta. Ambos dizem que não tiveram acesso aos projetos da secretaria. “Chegamos lá e começamos a trabalhar com o que tinha disponível na mão, tinha só um servidor que nos ajudou, mas ele não tinha acesso a tudo também”, comenta Garcia. Uma meta de governo, que será realizada em breve, é a qualificação dos servidores da pasta. “Servidores vão passar por uma reciclagem e vão ser reequipados, pois isso prometemos na campanha e vamos logo cumprir”, destaca o assessor.

SINALIZAÇÃO

A melhoria na sinalização é uma meta para o sargento Garcia, por isso na primeira semana de gestão já houve ações para pintar faixas de pedestres, quebra-molas e meios fios, trabalho que deve ter continuidade a partir da chegada de mais materiais. “Temos que ajeitar as instalações de quebra-molas, porque tem muitos que foram colocado irregularmente, sem seguir os tamanhos padrões”, argumenta ele.

A prioridade também é melhorar a sinalização nos locais de maior movimento, pois em horários de pico, como meio-dia, vários veículos circulam na região central. “Temos que definir os locais certos de pontos de parada permitidos, de faixa amarela, locais de estacionamento adequado e sinalizado. Isso queremos analisar e organizar”, salienta

Jarbas. Sobre as rotatórias, o prefeito comenta que é preciso realizar uma análise técnica, algo que ainda não foi feito em Venâncio Aires. “Tudo que foi colocado, foi por ponto de vista, sem visão técnica. Então queremos discutir isso com a comunidade e com com técnicos”, complementa.

CERCAMENTO ELETRÔNICO

  1. Um dos principais objetivos do prefeito é consolidar o cercamento eletrônico. Em parceria com a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), pretende colocar câmeras de vigilância na região. “Além de melhorar e qualificar as nossas câmeras que temos dentro do município, temos que crescer para aumentar as câmeras internas e ao redor, para garantir juntos uma segurança no Vale do Rio Pardo”, defende.
  2. Além disso, as câmeras de videomonitoramento que já estão instaladas em alguns pontos da cidade, devem auxiliar no trânsito, mas no momento muitas estão fora de funcionamento. Segundo o prefeito, existem muitos problemas relacionados à manutenção dos equipamentos, porque são empresas de outros municípios que não dão atendimento. “Temos que respeitar e seguir a licitação, mas quando vencer o contrato vamos fazer uma nova licitação, para melhorar esse atendimento e garantir mais segurança”, acrescenta Jarbas.

Guarda Municipal

• Segundo o prefeito Jarbas da Rosa, o projeto da criação da Guarda Municipal não está entre as demandas da secretaria, pois por questão orçamentária “não é uma boa ideia”. Ele comenta que é um trabalho a longo prazo e que demanda um orçamento planejado. “É melhor, mais barato e rentável ter parceria com outras entidades de segurança do município. Esse é nosso compromisso, dar apoio a Brigada Militar, Polícia Civil e Bombeiros”, diz.

“Nosso departamento trabalha em conjunto com todos órgãos de segurança, como Brigada Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.”

JAIR AMADEU GARCIA DA ROSA
Assessor administrativo da Secretaria de Segurança Pública

Outras pautas

• Defesa Civil: A Defesa Civil já fez o pedido de novos materiais (como lonas), pois o pouco de lona que havia no depósito foi usado nas chuvas que aconteceram no domingo, dia 24 de fevereiro. Segundo Garcia, no momento somente ele e um servidor formam o departamento.

• Facilitação dos processos: Os recursos de multas, cartão de deficiente ou idoso, certidão de acidente e outros documentos que são de ordem da secretaria, devem passar por mudanças para agilizar o processo para a população.

• Causa animal: Na causa animal, Garcia explica que quando há cavalo solto, por exemplo, não é responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente. Nesse caso, esclarece ele, deve-se ligar para a Secretaria de Segurança Pública. À noite e aos fins de semana, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado. Mas, caso esse animal tenha um ferimento ou seja vítima de maus-tratos, aí a Secretaria de Meio Ambiente deve ser contatada.

11

é o número de pessoas que compõem a secretaria. Desses, nove são fiscais concursados e dois são cargos em comissão (CCs).

  • Segundo o chefe do Departamento de Trânsito, sargento Jair Amadeu Garcia da Rosa, um dos objetivos é mudar a sede do departamento para o Centro, pois hoje fica no Parque do Chimarrão, distante das regiões onde há maior fluxo de veículos e onde estão os desafios a serem enfrentados.

LEIA MAIS: Foco na facilitação para empresas, qualificação profissional e fomento ao turismo

notícias política Folha do Mate

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido