
Venâncio Aires - Foi eleita, na última sessão ordinária de 2025, nesta segunda-feira, 22, a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires para o próximo ano. Dando prosseguimento ao acordo firmado pelos partidos da base governista (composta por PDT, MDB, PSD, Republicanos e Podemos), Nelsoir Battisti (PSD) será o presidente, tendo Gilberto Santos (MDB) como vice-presidente e Alessandra Ludwig (PDT) e Alberto Sausen (Podemos) como primeiro e segundo secretários, respectivamente.
A oposição, formada pelos partidos PP, PL e PSB também apresentou uma chapa, formada pelo presidente Diego Wolschick (PP), Ezequiel Stahl (PL) como vice, Dra. Sandra Silberschlag (PP) e Jeferson Schwingel, o GP (PP) como secretários.
A chapa vencedora contou com 10 votos, além dos integrantes da chapa, também votaram Claidir Kerkhoff Trindade (Republicanos), Nilson Lehmen (MDB), Dudu Luft, Everton Dias, Luciana Scheibler e Gerson Ruppenthal, do PDT, contra cinco da oposição (os integrantes da chapa e Sandra Wagner, do PSB).

Presidente em 2025, Dudu Luft (PDT) comemorou os avanços no período, como a implementação de intérpretes de libras em todas as sessões, a inauguração da Procuradoria da Mulher, ações ambientais e outras ações de aproximação com a comunidade. “Votamos 204 projetos de lei do Executivo e quase 70 projetos de lei dos vereadores. Foi uma legislatura muito forte, empenhada em trabalhar. Tivemos um grande ano”, completou.
Eleito, Nelsoir Battisti afirmou o objetivo para o próximo ano é tornar a Câmara de Vereadores um espaço para todos. “Muito democrática. Quero ser um articulador. Agradeço aos colegas que entenderam que estou pronto para esse desafio de assumir a Câmara. Estaremos com um trabalho técnico, de acordo com as normas, atendendo aos anseios da comunidade e tornando esse espaço, cada vez mais, a Casa do Povo”, destacou.
Em 2025, a Mesa Diretora é formada pelo presidente Dudu Luft (PDT), vice Nelsoir Battisti (PSD), Claidir Kerkhoff Trindade (Republicanos) e Gilberto Santos (MDB) como primeiro e segundo secretários.
A Câmara de Vereadores tem experiente até as 17h desta terça-feira, 23, e retorna na segunda-feira, 5 de janeiro de 2026. As sessões ordinárias retornam na segunda-feira, 2 de fevereiro do próximo ano.

Comissões permanentes
Também foram definidos ontem os integrantes das comissões permanentes do Poder Legislativo. Os presidentes, vices e membros serão anunciados na primeira reunião de cada uma das comissões, no início do próximo ano.
Constituição e Justiça (CCJ)
- Dudu Luft (PDT)
- Nilson Lehmen (MDB)
- Dra. Sandra Silberschlag (PP)
Serviços Públicos, Agricultura e Meio Ambiente (Camos)
- Gerson Ruppenthal (PDT)
- Nilson Lehmen (MDB)
- Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB)
Educação, Indústria, Comércio e Turismo (Ceic)
- Luciana Scheibler (PDT)
- Claidir Kerkhoff Trindade (Republicanos)
- Ezequiel Stahl (PL)
Saúde, Cidadania e Assistência Social (CSCA)
- Everton Dias (PDT)
- Alberto Sausen (Podemos)
- Jeferson Schwingel, o GP (PP)
Orçamento e Finanças (COF)
- Alessandra Ludwig (PDT)
- Gilberto dos Santos (MDB)
- Diego Wolschick (PP)
Ética Parlamentar (CEP)
- Dudu Luft (PDT)
- Alberto Sausen (Podemos)
- Jeferson Schwingel, o GP (PP)