Os dois primeiros meses do ano estão sendo marcados pelo início das atividades de novos secretários em Mato Leitão. Os nomes de quem passou a integrar o primeiro escalão do segundo mandato do governo Carlos Alberto Bohn (PSDB) e Arly Stöhr, o Flecha (PDT), foram anunciados no dia 20 de janeiro. Em duas secretarias, os titulares já assumiram os cargos.
Uma delas é a de Saúde, na qual Arcênio Maldaner (MDB), 65 anos, voltou a ocupar a função. O retorno dele para a pasta aconteceu na segunda quinzena de janeiro. Na gestão passada, Maldaner já havia sido o titular da pasta durante três anos e três meses. Na época, ele deixou a função para ocupar vaga na Câmara de Vereadores.
Nesta nova oportunidade à frente da Secretaria de Saúde, Maldaner espera poder inovar em algumas áreas, conforme as condições orçamentárias do Município. “Quero melhorar ainda mais o atendimento e dar mais opções, principalmente no período da noite, pensando nas pessoas que trabalham. Estamos estudando uma maneira junto com o prefeito”, adianta.
O secretário também destaca a expectativa para a conclusão da ampliação na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central. “Com isso, o serviço de fisioterapia terá uma sala ampla e mais pacientes poderão ser atendidos, o que vai diminuir a fila. Também vamos ter uma sala grande para o almoxarifado. É uma obra bem importante”, reforça. A previsão é que essas melhorias sejam finalizadas em cerca de 60 dias.
Para Maldaner, ocupar o cargo novamente representa aprovação do trabalho realizado no último mandato. “Entendo que o meu trabalho foi aprovado pela população na gestão passada e que o prefeito entendeu isso. Creio que foi um trabalho bom, que atendeu a expectativa da população. Pretendendo continuar assim e sempre atender o melhor possível a comunidade”, projeta.
“Pretendo inovar em algumas áreas que são possíveis dentro das condições do orçamento, melhorar o atendimento, no que for possível, e prestar bastante atenção na população. Quero praticamente repetir o trabalho da gestão anterior.”
ARCÊNIO MALDANER – Secretário municipal de Saúde
Finanças
Quem também iniciou as atividades no setor público neste início de ano foi Marlise Viviane de Bittencourt (PSDB), 34 anos. Ela assumiu a Secretaria Municipal de Finanças na segunda-feira, 1º. Antes de aceitar esse novo desafio profissional, a contadora Vivi Bittencourt, como é conhecida, atuou durante quase seis anos no Escritório Mapa Contabilidade, em Mato Leitão. “Me proporcionou muito crescimento pessoal e profissional. Sou muito grata a todos os profissionais e amigos com quem trabalhei”, conta.
Esta é a primeira vez que Vivi ocupa uma função na Prefeitura. “Não tinha pretensão de assumir cargo público. Nas duas últimas eleições busquei vaga na Câmara de Vereadores. Porém, como não me elegi, acredito que ficar à frente desta secretaria faz com que eu possa ajudar também os munícipes através da atuação no setor público e conseguir passar para a Administração Municipal as reivindicações da população”, compartilha.
A nova secretária de Finanças conta que o convite representa um grande desafio e também uma oportunidade de ampliar o conhecimento na área de gestão pública. “Trabalhar junto com uma equipe competente e ao lado do prefeito Carlos Bohn é uma grande satisfação. Tenho o prefeito como referência, pois me faz acreditar que a política alicerçada em princípios corretos transforma a vida das pessoas para melhor. A expectativa neste cargo é a melhor possível. Os desafios profissionais nos impulsionam ao crescimento pessoal”, salienta.
“A comunidade pode esperar um trabalho sério, responsável e com comprometimento, além de muita vontade de realizar um bom trabalho na Administração Municipal. Serei uma secretária participativa, que deseja o melhor para os munícipes.”
VIVI BITTENCOURT – Secretária municipal de Finanças
Trajetória política
• Arcênio Maldaner foi vereador em Mato Leitão durante cinco mandados, totalizando 20 anos. Foi presidente da Câmara de Vereadores em três oportunidades. No último pleito municipal, ele não concorreu, pois decidiu apoiar a candidatura do filho Gustavo, que se elegeu para ocupar uma vaga no Legislativo na atual legislatura. “Acredito que seja importante dar uma oportunidade para os jovens se interessarem pela polícia, porque o futuro está nas mãos deles”, comenta. Além de ter atuado como secretário de Saúde por três anos e três meses, na gestão passada, Maldaner também já foi secretário municipal de Obras, Viação e Trânsito durante um ano e quatro meses.
• Vivi Bittencourt disputou, pelo PSDB, as duas últimas eleições municipais na busca por uma vaga na Câmara de Vereadores. “Ser candidata em uma eleição é uma experiência de vida. Na primeira eleição em 2016 já me senti honrada pelos 65 votos que fiz. E agora, em 2020, foram 155 votos. Mais que dobrei a votação anterior, fazendo uma campanha limpa, em um ano eleitoral atípico em função da Covid-19. Além de honrada pela expressiva votação, fico com o sentimento de que as pessoas buscam uma política séria e com foco no bem das pessoas”, avalia.
Saiba mais
- A posse de Isabel Cristine Machry (PSDB) como secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto está agendada para o dia 1º de março. Outra novidade no primeiro escalão da Administração Municipal é Elton Uhlmann (MDB), que vai integrar a equipe a partir de abril.
Equipe de governo
• Secretaria de Finanças: Marlise Viviane de Bittencourt (PSDB)
• Secretaria de Saúde: Arcênio Maldaner (MDB)
• Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente: João Carlos Machry (PDT)
• Secretaria de Assistência Social, Habitação e Cidadania: Eunice Heuser (PDT)
• Secretaria de Educação, Cultura e Desporto: Isabel Cristine Machry (PSDB)
• Secretaria de Administração: acumulada pelo prefeito Carlos Bohn
• Secretaria de Obras, Viação e • Trânsito: acumulada pelo vice-prefeito Arly Stöhr
• Assessor de gabinete: Evandro Lenhart
• Assessor jurídico: Ricardo Haas
• Assessor de imprensa: Renê Ruppenthal
*Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura
LEIA MAIS: