
Rio Grande do Sul - Em discurso realizado no Plenário 20 de Setembro, no Palácio Farroupilha, em Porto Alegre, o novo presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL/RS), Sergio Peres (Republicanos), destacou que vai trabalhar a pauta do municipalismo nas ações da AL/RS durante 2026, sob o tema ‘Municipalismo agora. A voz e vez dos municípios’. “É uma pauta urgente, que demanda esforço coletivo para a recuperação e fortalecimento das nossas comunidades. O município é bem mais do que um espaço territorial político dentro de uma unidade federativa. O município é onde pulsa o coração da economia, é onde a história do Rio Grande respira e está sendo escrita com destemor”, afirmou.
Como lembrou, o Rio Grande do Sul é o terceiro estado brasileiro com mais cidades. São, ao todo 497 municípios. O republicano garantiu que vai defender divisão mais justa das receitas entre os entes da federação, que também incluem União e Estado. “Sobre os ombros dos nossos prefeitos, estão o atendimento à saúde da população, a infraestrutura urbana e rural, a educação infantil e o ensino fundamental, administrados com cooperação da União e Estado. Diariamente, dos gestores municipais são cobradas qualidade, regularidade e eficácia dos serviços essenciais”, disse.
Segundo ele, a Assembleia deve realizar Fóruns Democráticos regionalizados, tal como os recentes presidentes da Casa têm feito. Estão previstos entre sete e dez encontros ao longo de 2026. “Esse é o objetivo de levar a Assembleia para ouvir e debater junto com o município para que juntos possamos resolver os problemas”, explicou, em entrevista coletiva, após a solenidade.
A definição da presidência da AL/RS ocorre a partir de um acordo pluripartidário entre as maiores legendas da legislatura atual. Neste caso, de 2023 a 2026, são PT, PP, MDB e Republicanos. A votação, que é protocolar, resultou em 48 votos a favor e nenhum contrário na sessão da terça.
Composição da Mesa Diretora
- Presidente: Sérgio Peres (Republicanos)
- 1º Vice-presidente: Dr. Thiago Duarte (União)
- 2º Vice-presidente: Adolfo Brito (PP)
- 1º Secretário: Vilmar Zanchin (MDB)
- 2º Secretário: Pepe Vargas (PT)
- 3ª Secretária: Delegada Nadine (PSDB)
- 4º Secretário: Paparico Bacchi (PL)
- 1º Suplente de Secretário: Delegado Zucco (Republicanos)
- 2º Suplente de Secretário: Luiz Marenco (PDT)
- 3º Suplente de Secretário: Professor Cláudio Branchieri (Podemos)
- 4º Suplente de Secretário: Gaúcho da Geral (PSD)