Com 145 votos, o empresário do ramo de venda e distribuição de carne bovina, Volnei André Hochscheidt (Progressistas), 44 anos, se reelegeu para o segundo mandato como vereador de Mato Leitão. Natural de Venâncio Aires, Hochscheidt mora na Cidade das Orquídeas há 25 anos, desses 22 anos são no Centro do município. Ele é casado com Ana Cristina Hinterholz e pai da Andressa, de 18 anos.
Os pais do vereador reeleito, Edmundo e Anila Hochscheidt, que têm 68 anos e 71 anos, respectivamente, continuam morando no bairro União, na Capital Nacional do Chimarrão. O empresário tem o Ensino Médio completo e já ressalta que a motivação para concorrer como vereador tem relação com o envolvimento comunitário que ele e a família têm.
Hochscheidt já foi presidente da Associação de Abastecimento de Água (Asagua) durante dois mandatos e ocupou o cargo de presidente do partido Progressistas em Mato Leitão pelo mesmo período. Além disso, sempre teve envolvimento com as atividades da Sociedade Esportiva União Boa Vista (Seubv), do Centro. “Quando fui presidente da Asagua já tinha esse objetivo de melhorar o abastecimento de água, já prevendo que aumentaria o número de famílias e precisaríamos ter uma estrutura preparada para isso”, relata.
Campanha
Para o empresário, o período de campanha foi diferente, principalmente por causa da pandemia do coronavírus. “Dificultou até para os partidos realizarem reuniões na busca de lideranças. Nas visitas, existia insegurança e dúvida de como chegar nas pessoas, o que era certo e o que era errado”, avalia. Ele também acredita que outro desafio deste pleito foi o período menor para a campanha.
Para o vereador reeleito, ainda foi desafiador conciliar o negócio próprio com as visitas da campanha. “É uma época difícil e diferente, mas tive aumento de votos em relação a outra eleição”, acrescenta. O apoio durante a corrida por uma cadeira no Legislativo veio da família, amigos e eleitores que acreditaram no trabalho realizado por ele. “Principalmente da minha família que apoiou minha posição de ir à reeleição”, compartilha. Hochscheidt ainda comenta que a boa relação com deputados federais também o motivaram a concorrer, pois essa é uma ponte para conseguir recursos para a Cidade das Orquídeas.
Entrevista
Folha de Mato Leitão – Quando iniciou sua história com a política? Já concorreu em outras eleições ou ocupou cargos públicos?
Minha história política começou quando eu vim para Mato Leitão. Eu tinha uma ligação bastante forte com a então vereadora e hoje já aposentada Loraci Schwengber e com o falecido ex-prefeito João Aurélio Wildner. Eles me incentivaram a me filiar ao partido Progressistas. Sempre fui simpatizante do antigo PDS. Minha primeira filiação e única até hoje foi em 1995. O tempo foi passando e fui acompanhando a evolução da política, sempre participando de reuniões. Depois, comecei a fazer parte do diretório do partido e mais tarde cheguei a presidência dele. Fiquei dois mandatos nessa função. No período em que fui presidente, acompanhei todo o processo de candidatura da Carmen Goerck e do Sergio Machado. Me envolvi com a preparação da campanha. Não participei nenhuma vez do Governo diretamente, como secretário. Sempre tive convite, mas não quis aceitar, até por causa da minha empresa. Mas prometi que nesse período dos quatro anos, enquanto a Carmen e o Sergio foram prefeita e vice, nas minhas horas de folga ia sempre acompanhar eles. E foi o que eu fiz. Fiquei os quatro anos acompanhando o gabinete, dando meus pareceres e trocando ideias para ver o que seria o melhor para o município. Em 2016, decidi colocar meu nome à disposição para concorrer a vereador, obtendo 128 votos, e me elegi pela primeira vez.
O que lhe motivou a concorrer como vereador?
Para contribuir com as ideias que tenho para conseguir melhorar o lugar onde vivo. Sou da opinião que no momento que terminou a eleição não tem lado, vereador precisa trabalhar para o município. É uma coisa que eu prego hoje ainda dentro da Câmara. Quem tem acompanhando, tem visto pelo trabalho que fiz nesses quatro anos em que fui vereador. Sempre trabalhei em prol do município, em busca de recursos. Essa é a minha bandeira.
Quais ações você pretende colocar em prática no mandato como vereador?
As ainda pendentes, como o projeto que fiz em parceria com o arquiteto e urbanista Luciano Nyland, para a construção de ruas cobertas nas proximidades das escolas. É bem importante a maneira como isso será aplicado e o bem-estar dos alunos nos colégios, principalmente na escola Ireno Bohn, onde se pretende fazer uma ligação entre essa instituição de ensino e a Emei Vó Olga. Gostaria que essa rua fosse toda coberta, para poder tirar o fluxo de movimento do Centro quando se tem algum evento. Hoje, nós temos uma série de dificuldades, inclusive, já fiz várias indicações para abertura de ruas que já estão demarcadas, para conseguir dar um fluxo melhor no Centro. Também vou tentar buscar recursos e estudar algum projeto para melhorar a nossas estradas do interior, incluindo a busca por asfaltamento. Temos que fazer alguma coisa, não podemos ficar sempre dependendo de patrola na estrada, principalmente as estradas gerais. Precisamos ainda trabalhar forte para conseguir um acesso secundário ao município, o que envolve também a construção de uma nova ponte na Estrada Albino Pedro Giehl. Esse seria o melhor acesso secundário para o município. Outra questão que vou me dedicar um pouco é na parte da agricultura, mas sem deixar de lado a saúde e a educação. O que for máquina da Patrulha Agrícola vou batalhar para que sejam usadas para atender os nossos agricultores. Temos que dar uma atenção especial para eles e dar condições para que tenha sucessão. Dar a chance para esses jovens que estão na agricultura e buscar algo para manter eles no interior.
O que representa ter sido eleito vereador da Cidade das Orquídeas?
É um orgulho, porque noto que tem pessoas que acreditam no trabalho que já fiz e naquilo que ainda posso fazer pelo município.
Para você, o que torna Mato Leitão um município desenvolvido?
É pelas pessoas que aqui vivem, que têm o espírito empreendedor e que querem o bem dessa comunidade. Que querem que ela cresça e que se destaque na região pela bonita cidade que é Mato Leitão.