Falta pouco menos de um ano para a eleição municipal e em Mato Leitão os partidos políticos já se movimentam. Na Cidade das Orquídeas, uma das novidades para o próximo pleito é a formalização do Partido Liberal (PL), que ocorreu em junho deste ano.
No município, a sigla é presidida por Antônio Pereira da Silveira, que já teve passagens pelo PDT e pelo MDB e criou o extinto Democratas. Pereira é sargento da Polícia Militar, assistente jurídico e técnico em Direito Empresarial. Foi policial em Mato Leitão durante 14 anos e hoje trabalha em Lajeado. Na vice-presidência do partido está Ismael Reiter. Como secretário assumiu Marcelo Alves e o tesoureiro é Cleberton Ferreira.
O partido conta com cerca de 30 filiados. Segundo Pereira, em Mato Leitão o trabalho do PL também será baseado no lema ‘Pátria, Família e Liberdade’. “Fomos bem recebidos e estamos indo atrás de filiados. Muitas pessoas nos procuram para isso também, especialmente aquelas que se identificam com as pautas de direita”, relata.
Pré-candidato
O presidente do PL ainda informa que o partido está se preparando para as eleições municipais de 2024 e que ele é o pré-candidato a prefeito representando a sigla. “Estamos conversando com os partidos que nos identificamos e a nossa ideia é conseguir unificar os partidos de direita”, compartilha.
Além disso, o grupo quer aproveitar a aceitação que o ex-presidente Jair Bolsonaro obteve em Mato Leitão no pleito presidencial do ano passado – foram 65% dos votos do município. “Queremos mudança, uma renovação e sentimos que as pessoas querem isso também. O objetivo é apresentar novas formas e ideias para a política de Mato Leitão, sem criticar outros governantes. Nossa intenção é realizar uma campanha limpa e de paz”, ressalta.
O grupo político ainda trabalha para apresentar uma nominata com 10 candidatos a vereador. Entre os pontos defendidos pelo partido estão saúde e educação, atendimento para quem trabalha e produz, iniciativas para que o comércio se torne mais atrativo, segurança pública e atenção para as escolas, infraestrutura para a parte produtora e segurança patrimonial nas áreas pública e privada.