Partidos que formam o Governo em Mato Leitão devem manter coligação para o pleito deste ano

-

O primeiro turno das eleições municipais está agendado para o dia 6 de outubro e a movimentação política tem aumentado nos municípios desde o fim do ano passado. Em Mato Leitão, no fim de dezembro, o vice-prefeito Arly Stöhr, o Flecha (PDT), renunciou ao cargo e colocou o nome à disposição como pré-candidato a prefeito.

Além disso, na quarta-feira, 10, representantes dos partidos que formam o atual Governo (PSDB, PDT e MDB), que estão coligados desde 2017, quando iniciou o primeiro mandato do prefeito Carlos Bohn (PSDB) e de Flecha, se reuniram para começarem a alinhar a participação no pleito deste ano.

Segundo Bohn, que também é presidente do PSDB na Cidade das Orquídeas, a ideia central do grupo é manter a unidade. “O PSDB ainda não se reuniu, faremos isso nos próximos dias, mas apoiamos o nome do Flecha como pré-candidato a prefeito. O que deu para tirar da reunião é que os três partidos estarão unidos novamente na eleição deste ano. A tendência é dar seguimento ao projeto de Governo”, afirmou.

Segundo ele, pelo que já foi discutido entre o grupo, que voltará a se reunir nas próximas semanas, a chapa para concorrer à Prefeitura terá o nome do pré-candidato a vice-prefeito indicado pelo MDB. “Depois desse primeiro encontro, os partidos estão, agora, avaliando internamente o que foi apresentado e na sequência nos reuniremos novamente”, observa.

Presidente do PDT municipal e atual secretário de Agricultura e Meio Ambiente, João Carlos Machry também confirmou o encaminhamento de Flecha como pré-candidato a prefeito representando a sigla. “Nós nos mantemos na coligação. Cada partido fez suas colocações e como o prefeito não pode mais ir à reeleição, indicamos o nome do Flecha”, comentou.

Nas eleições municipais de 2020, apenas uma chapa concorreu à majoritária. Na época, o prefeito Carlos Bohn (PSDB) e o ex-vice-prefeito Arly Stöhr (PDT) mantiveram a dobradinha e alcançaram a reeleição.

“Queremos o grupo unido independente do que será feito”

Em entrevista à Folha do Mate, o presidente do MDB e vereador Luciano André Vargas relatou que grande parte do partido, que participou da reunião da sigla realizada na quinta-feira, 11, um dia após o encontro entre os representantes da coligação, foi favorável a aceitar a indicação de vice para a chapa majoritária junto com o Flecha.

“Mas como teve pessoal contrário, resolvemos dar mais um tempo até decidir. Queremos um grupo unido independente do que será feito”, afirmou. De acordo com ele, foi garantido que a vaga de pré-candidato a vice-prefeito da chapa é do MDB e que “só depende do nosso partido agora.” Em relação ao nome que será indicado pela sigla, Vargas informou que no momento não está definido e que o grupo voltará a se reunir em data a ser confirmada.

Cenário em Mato Leitão

  • Além das movimentações envolvendo os partidos que formam a atual Administração Municipal, o Partido Liberal (PL), formalizado na Cidade das Orquídeas em junho do ano passado, também já confirmou que terá pré-candidato a prefeito. O presidente da sigla, Antônio Pereira da Silveira, colocou o nome à disposição e informou que o partido ainda aguarda posição de outro partido para uma possível coligação.
  • O Partido Progressistas (PP), historicamente oposição política do atual Governo, também informou na semana passada que se organiza para concorrer à Prefeitura de Mato Leitão neste ano e não descartou a possibilidade de integrar alguma coligação. A informação foi repassada pelo presidente da sigla e ex-vice-prefeito de Mato Leitão, Sergio Machado.


Taís Fortes

Taís Fortes

Repórter da Folha do Mate responsável pela microrregião (Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde) e integrante da bancada do programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido