A Câmara de Vereadores de Venâncio Aires aprovou, por oito votos a seis, reserva de cotas para negros em concursos públicos: em percentual de 10%. A votação foi realizada durante sessão interiorizada, na noite desta segunda-feira, 14, em Vila Deodoro, no 3º Distrito da Capital do Chimarrão.
Além de todos parlamentares, representantes da ONG Alphorria, que foi a responsável pela sugestão da proposição, e do Movimento Direita dos Vales, que é contra as cotas, puderam se manifestar.
O PL número 089/2019, de autoria do Executivo e que prevê as cotas para negros, contou com os votos favoráveis de Izaura Landim (MDB); Gilberto dos Santos e Clécio Espíndola, o Galo, ambos do PTB; Sandra Wagner e Diana de Azeredo, ambas do PSB; Ana Cláudia do Amaral Teixeira e Sid Ferreira, ambos do PDT; e Zé da Rosa (PSD).
Votaram contra a iniciativa os vereadores Tiago Quintana (PDT); Ezequiel Stahl (PTB); Ciro Fernandes (PSC); e André Puthin e Helena da Rosa, ambos do MDB. O presidente da Casa, Eduardo Kappel (PL) só votaria em caso de empate, mas fez questão de registrar que é contrário à reserva de cotas. Ou seja, se um dos parlamentares favoráveis tivesse opinião diferente, o projeto teria sido reprovado no voto de minerva.
DEFICIENTES
Se na votação das cotas para negros houve opiniões divergentes, em relação às vagas para deficientes a Câmara foi unânime. Todos os parlamentares disseram ‘sim’ ao percentual de 10% de reserva para as pessoas com deficiência, proposto por meio do PL 156/2019, de autoria do Executivo. As leis seguem para sanção do prefeito Giovane Wickert (PSB) e já vão valer para o concurso público previsto para este ano.