Staub quer anunciar o vice em março, mas caso encontre alguém de seu perfil pode abrir mão da candidatura (Foto: Cristiano Wildner/Rádio Terra FM)
Staub quer anunciar o vice em março, mas caso encontre alguém de seu perfil pode abrir mão da candidatura (Foto: Cristiano Wildner/Rádio Terra FM)

Ex-deputado estadual, ex-presidente da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires e ex-diretor da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Luiz Fernando Staub, 75 anos, popularmente conhecido como Ratinho, colocou o nome à disposição do Progressistas para concorrer a prefeito de Venâncio Aires. Agora, negocia o candidato a vice. O nome pode ser oficializado em março.

Staub participou, na quarta-feira, 12, do programa jornalístico Terra em Meia Hora, de Terra FM. “Procuro um candidato que tenha o meu lado ideológico, de direita, que tenha uma condição primacial que é a honestidade e uma conduta ilibada”, destacou o pré-candidato. “Também atuei na Corsan, fui diretor da Febem e delegado regional do Ministério de Minas e Energia e toda essa experiência quero trazer para Venâncio Aires. Principalmente pelo bom trânsito com os mais diversos deputados e políticos”, destacou.

Pelo cenário atual, Staub se coloca como a via alternativa visando a corrida eleitoral, em outubro. Ele lembrou que dos atuais pré-candidatos com pré-candidaturas, ele seria o único da direita. A afirmação foi baseada na análise de que Jarbas da Rosa (PDT) e o prefeito Giovane Wickert (PSB) seriam candidatos de esquerda.

PROPOSTAS

Sua principal proposta paras as eleições é a geração de empregos. Comentou que atualmente Venâncio Aires possui em torno de quatro mil pessoas desempregadas. “Tenho uma boa relação com empresários e a meta seria atuar na atração de empresas de grande porte para garantir a geração de empregos. Venâncio Aires está com cada vez mais placas de aluga-se pelas ruas centrais”, argumenta. Ele acrescenta que, com mais empregos, também é preciso criar vagas na rede municipal de educação infantil e promover uma reforma administrativa no Executivo a partir do plano de carreira do funcionalismo. “Uma reforma daqui pra frente, sem prejudicar os atuais funcionários, já que os que estão aqui entraram já sabendo das regras do jogo”, destacou.

FORMAÇÃO

Staub possui três graduações: Filosofia, Direito e Odontologia. Oito anos atuou como professor de Direito na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Segundo ele, são quatro décadas dedicadas aos bancos escolares.