Pesquisa encomendada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), realizada pelo Instituto LJM e divulgada no último fim de semana, sondou nomes de pré-candidatos ao Executivo para as eleições deste ano. Na espontânea, Caio Baierle (PT) apareceu em primeiro lugar, com 28,5%, seguido pela vereadora Núbia Kaufmann Bartz (PDT), com 11,25%. O empresário Edgar Thiesen (Progressistas), com 7,25%, ficou em terceiro lugar e o ex-prefeito Gilberto Weber (PDT), com 6%, surgiu na quarta posição.
Segundo a pesquisa, estes foram os quatro nomes mais lembrados. Somado, o percentual de outros pré-candidatos e de pessoas que não souberam responder chegou a 47%. A pesquisa entrevistou 400 eleitores nos dias 3 e 4 de julho e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 8.228/2020. A margem de erro da pesquisa é de 4,7 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A maioria dos candidatos e partidos citados na pesquisa se manifestou sobre o resultado.
O professor e ex-prefeito Caio Baierle disse que seu presente de aniversário, comemorado na terça-feira, 14 de julho, não poderia ter sido melhor, se referindo ao resultado da pesquisa. “Sempre tive humildade em receber tamanho reconhecimento, é muita gratidão. Na vida há momentos que refletimos ao fazermos um breve histórico de nossas trajetórias, e daí entra um aspecto importante, que aprendi ao longo da vida: nunca menospreze ninguém. Se um dia te derem uma oportunidade de demonstrar teu trabalho, dedique-se e faça tudo para que dê certo. Não espere reconhecimento imediato, apenas trabalhe e tente fazer o melhor”, enfatizou.
Com relação a uma possível candidatura, Baierle disse que o prazo determinado pela Justiça Eleitoral encerra em 15 de agosto, portanto ainda tem tempo para uma definição. “Como político que sou, entendo a responsabilidade que tenho enquanto professor nesta eleição. Certamente estarei associado às forças políticas que tiverem a grandeza de analisar o momento atual pelo qual estamos passando, refletir sobre o presente e estender a mão para um futuro mais humano e fraterno”, concluiu o petista.
PDT
A vereadora e pré-candidata a prefeita pelo PDT, Núbia Kaufmann Bartz, disse ter avaliado de forma positiva o resultado da pesquisa, porque segundo ela, significa a aceitação progressiva da comunidade a uma proposta nova, que o partido apresentou para Passo do Sobrado. “Esse projeto é respeitoso, transparente e exercido com muito diálogo, pois acreditamos no potencial do nosso município e no desenvolvimento com base na pluralidade de ideias”, destacou. Ela chamou a atenção para o fato de que mesmo sendo muito recente a sua pré-candidatura, já tem aceitação de uma boa parte da população. “Sentimos que nosso apoio cresce a cada dia e, seguindo assim, o resultado certamente será positivo”, avaliou Núbia.
Progressistas
O presidente do Progressistas, Fábio Baierle, afirmou que o partido analisou a pesquisa e verificou que na pergunta espontânea, onde Caio Baierle aparece com 28,5%, Núbia com 11,25% e Edgar com 7,25%, corresponde a uma realidade próxima, tendo em vista que Baierle está ligado à política há 16 anos, tendo sido prefeito, vice-prefeito e secretário do governo de Hélio de Queiroz por pelo menos três anos.
“Com relação à Núbia, que aparece com 11,25%, e nosso candidato Edgar Thiesen, lembrado com 7,25%, considerando a margem de erro de 4,7% para mais ou para menos, corresponde a um empate técnico. Levando em conta os três nomes mais lembrados na pesquisa, consideramos que o resultado foi positivo para o partido, pois mostra que a população quer renovação na política e que nossa proposta está no caminho certo, sendo que vamos trabalhar forte, com o povo, para fazer a mudança”, afirmou.
PSDB
O pré-candidato a prefeito pelo PSDB, Evaldir Dettenborn, e seu pré-candidato a vice-prefeito, João Regert, disseram que o mesmo instituto de pesquisas que apontou o ex-prefeito Caio Baierle com percentual positivo, há algum tempo apresentou índices maiores, o que significa que está havendo uma queda.
Eles disseram ter resultados de três pesquisas, e que sua frente política é composta de dois nomes, a prefeito e vice-prefeito, não somente um candidato, como utilizaram na metodologia da pesquisa do PT. “Eu e o João Regert, em pesquisa induzida, aparecemos com 26% das intenções de voto. E é bom lembrar que Caio Baierle recentemente afirmou em entrevista à Folha do Mate que não seria mais candidato em hipótese alguma. Por isso, desconsideramos seus percentuais neste pleito”, destacou Dettenborn.
Ele concluiu dizendo que o atual governo está desgastado, com 70% de desaprovação, segundo seu entendimento, e que 90% da população quer mudanças no quadro político. “Nos parece mesmo uma atitude desesperada em busca de um milagre, e a matemática pura e simples, não se aplica em política, em especial neste momento”, finalizou.
A diretoria do MDB disse ter achado muito interessante o resultado da pesquisa, principalmente a espontânea, e que não irá se manifestar, pois o partido não foi citado. “Temos a certeza que não faltará oportunidade para que o MDB se posicione com seus nomes em relação ao próximo pleito”, afirmou a presidente da sigla, Celina Fagundes da Rosa.
Induzida
Pesquisa com nomes, perguntando “se a eleição fosse hoje, e os candidatos fossem esses, em quem votaria?”
- Caio Baierle (PT) – 45,5%
- Núbia Kaufmann Bartz – (PDT) 22,25%
- Edgar Thiesen (Progressistas) – 12%
- Evaldir Dettenborn (PSDB) – 5,25%
- Não sabem responder – 10,25%
- Nenhum – 3,75%
- Branco/Nulo – 1%